Lições da pandemia: professores sentem-se mais preparados para as aulas remotas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Segs.com.br
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
- Imprimir
Crédito Agência Educa Mais Brasil
Pesquisa foi realizada com docentes de 26 estados e do Distrito Federal
Os professores estão mais confiantes e seguros em relação às aulas online. A constatação é da pesquisa realizada pela International School, com apoio do edcCollab - Educational Development Centre, plataforma colaborativa co-criada em 2019 por professores de todo o país. Mais de 300 docentes de diferentes etapas de ensino foram entrevistados para o levantamento que tinha como objetivo investigar o sentimento destes profissionais em relação ao ensino online, que passou a ser a regra nas instituições de ensino de todo pais por conta da pandemia de Covid-19.
Realizada com docentes de 26 estados e do Distrito Federal, em 118 cidades brasileiras, a pesquisa mostra que 82,4% deles se sentem extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico. No começo da pandemia, apenas 52,9% se sentiam extremamente ou muito confiantes.
Entre os entrevistados, 91,7% afirmaram ter procurado ajuda psicológica durante esse período ainda que 96,6% dos professores relataram impacto no tempo de preparo das aulas, o que pode ter contribuído para o desgaste físico e emociona le 8,3% não buscaram plataformas de aconselhamento de saúde mental. Quanto ao sentimento de preparo emocional comparado ao início da pandemia, o número teve uma leve queda, caindo de 64,6% para 58,5%.
“A área da educação foi uma das mais afetadas nesse contexto e, para os professores, o peso é ainda maior: as expectativas depositadas foram enormes, pois esperava-se que eles resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes - em um contexto totalmente diferente – e sem terem tido, na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente”, comentou a gerente do Educational Development Centre da International School, Catarina Pontes.
Dos mais de 300 professores que participaram da pesquisa, 49,5% têm atuação direta na educação infantil, 63,40% no ensino fundamental e 11,70% no ensino médio. O levantamento mostrou ainda os tipos de dispositivos utilizados pelos professores nas aulas online, sendo 19,7% desktop, 83,7% laptop, 45,5% celular e 7% tablet.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário