Renegociação de mensalidade no ensino superior aumenta 10% durante a pandemia
Parceria da fintech PRAVALER com a startup QueroQuitar facilita renegociações; Empresa também possibilitou a postergação de pagamento em 60 dias para parte da base de clientes no início da crise
O alto índice de desemprego no País causado pelo novo Coronavírus tem levado ainda mais estudantes do ensino superior privado a renegociarem suas dívidas. Nos meses de pandemia, a média de negociações na carteira do PRAVALER, maior fintech de soluções financeiras para educação do Brasil, atingiu 11,4% da carteira total, um salto de 10% em comparação ao mesmo período de 2019.
Para facilitar o diálogo e buscar soluções rápidas e digitais, a fintech fechou, em agosto, parceria com a startup QueroQuitar. Até o final deste ano, a estimativa é realizar mais de 40 mil negociações de dívidas, com o objetivo de combater a evasão no ensino superior, puxada pela inadimplência, estabelecendo acordos com os alunos de maneira 100% online e preservando a boa relação.
"Sabemos que o momento é bem sensível para as famílias, principalmente para aquelas que tiveram membros desligados do emprego. Queremos ajudá-los com uma plataforma onde o aluno faça a renegociação, sem o contato humano, adequando o pagamento ao seu momento financeiro", explica Ana Bárbara, Head de Riscos e Crédito Digital do PRAVALER. De acordo com a executiva, o trabalho de busca ativa dos alunos com pagamentos pendentes ajudou a minimizar os impactos financeiros, que poderiam ser mais fortes.
Para amenizar o impacto no orçamento familiar, a fintech também passou a permitir, no período de abril a agosto, a prorrogação do pagamento das parcelas em até 60 dias. Durante a pandemia, os pedidos de postergação de pagamento chegaram a quase 2% da carteira do PRAVALER. No período pré-pandemia, os casos de renegociação giravam em torno de 0,5%, quando ainda não era possível prorrogar a parcela. "Ficamos atentos ao aumento da inadimplência durante a evolução das consequências da pandemia e, por cinco meses, decidimos adicionar aos produtos do PRAVALER a opção de postergação", conta Ana.
Como renegociar - A equipe do PRAVALER identifica o aluno com atraso no pagamento das mensalidades e encaminha os casos para o QueroQuitar. Toda estratégia de acionamento dos alunos é da startup e a negociação segue os parâmetros pré-estabelecidos pelo PRAVALER. A plataforma online do QueroQuitar também possibilita o aluno realizar autoatendimento, gerando menor estresse e preservando o bom relacionamento entre as partes. Mais informações: http://www.queroquitar.com.br.
Sobre o PRAVALER
O PRAVALER é a principal fintech de soluções financeiras para Educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. O processo para contratação de seus serviços é zero burocrático e 100% online. A empresa atua no mercado há 19 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, a fintech foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores que fazem a diferença todos os dias, o propósito do PRAVALER é ampliar o acesso à educação, com a missão de beneficiar um milhão de alunos até 2025, transformando suas vidas e de suas famílias.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>