Brasil,

Colocar limites em crianças pequenas é um grande desafio para os pais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cibele Felix
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A falta de postura adequada dos responsáveis permite aos pequenos a ideia de que tudo é permitido e livre de repreensão

Quando começar a impor limites às crianças? Essa é uma pergunta diária de muitos pais e responsáveis a si mesmos que tornou-se também uma questão muito presente em sets terapêuticos e em seções de coaching. Quem afirma isso é a jornalista e coach comportamental com especialização em análise de perfil e neurociência comportamental, Stella Azulay.

“O isolamento social trouxe à tona muitas questões relacionadas à convivência em família. Uma delas é como manter a casa em harmonia com a presença constante de todos no mesmo ambiente. Alguns comportamentos dos pequenos passam a ser repetitivos e desafiadores para os pais. Aí surge a questão do impor limite, principalmente se a criança for muito pequena”, explica Stella.

Parece um tanto indelicado repreender crianças muito novinhas. Elas estão em uma fase “fofa”, divertida e de descobertas. No entanto, segundo Stella Azulay, a hora certa de dizer não para os filhos é quando eles aprendem a sentar, ou seja, ainda bebês. “Esse é o melhor momento pois é característico de qualquer criança desafiar os pais”, explica.

A coach ainda conta que costuma ouvir relatos de mães com filhos entre um e dois anos de idade que se mostram altamente manipuladores, que sabem como conseguir o que querem e também já reconhecem a personalidade dos pais. Quem é o mais fraco, o mais persuasivo, quem cederá aos seus desejos com mais facilidade.

“Colocar limite depende muito da expressão certa, tanto facial quanto de voz. Apesar das crianças pequenas ainda não usarem as palavras para dizer o que querem, elas entendem muito bem as expressões faciais. Em momentos de repreensão, por algo errado, é muito importante passar firmeza na mensagem, inclusive na entonação da voz. As crianças devem aprendem desde cedo que existem comportamentos que não serão aceitáveis”, orienta a coach.

A falta de postura dos pais ou responsáveis permite às crianças criarem a ideia de que tudo o que elas fazem é permitido e livre de repreensão. A partir desse momento será muito mais complicado estabelecer regras. “Quanto mais cedo elas entenderem que existem os limites, o que é certo e o que é errado, será muito melhor. É importante também que os pais estejam alinhados entre si. Não vale um proibir e o outro permitir. Essa postura inadequada pode causar uma grande confusão para uma criança que já não entende bem as regras de comportamento. Além disso, fará com que ela perca o respeito pelos pais, afirma Stella”

Para finalizar, Stella Azulay diz que os pais não devem ter medo de repreender seus filhos, de exercerem a paternidade responsável desde muito cedo. “Não tenha receio de parecer cruel ou mau aos olhos da criança. Elas não irão crescer traumatizadas pela imposição de limites. Muito pelo contrário. Sou mãe de quatro filhos e, em casa, eles sempre souberam quais eras as regras. Isso foi muito saudável para a construção do caráter e da personalidade deles no decorrer da vida.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar