Fadecit lança programa para transformar as escolas em bilíngues
O material foi apresentado para autoridades em Belo Horizonte
Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) tornou obrigatório o ensino do inglês para alunos do ensino fundamental 2. Por lei, as instituições devem alfabetizar os estudantes nas línguas Portuguesa e Inglesa. No entanto, passados quase quatro anos, a realidade das escolas brasileiras ainda é a mesma. O jovem conclui o ensino médio alfabetizado em português e analfabeto funcional em inglês. A dificuldade de educar na língua estrangeira, portanto, fez a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Fadecit desenvolver um protocolo para transformar as escolas em bilíngues. O programa foi apresentado para diversas autoridades, dia 17 de agosto, em Belo Horizonte (MG).
De acordo com a equipe de desenvolvimento de engenharia de linguagem ligada à Fadecit, a descoberta é fruto de um trabalho de 15 anos e já foi submetida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e testada no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A equipe também conta que o programa foi criado para que as escolas pudessem se enquadrar no Decreto de Lei nº 9.765/19, que implementa programas e ações voltados à promoção da alfabetização.
O sistema de alfabetização da língua inglesa desenvolvido pela Fadecit só pode ser aplicado para pessoas já alfabetizadas na língua portuguesa e não se restringe aos alunos. Os funcionários também serão alfabetizados na língua estrangeira a fim de que a Instituição se torne realmente bilíngue.
Países que investiram na alfabetização de sua língua oficial em conjunto com o inglês apresentaram sucesso. Na Coreia do Sul, classificada constantemente entre os melhores países na educação mundial pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ensino da Língua Inglesa tem início ainda no jardim de infância, com alunos de 3 a 7 anos. A medida facilitou o ingresso de sul-coreanos em universidades renomadas como Harvard, Cambridge, MIT, entre outras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>