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Plataforma Aprimora será acessada por mais de 8 mil estudantes do Ensino Fundamental da rede pública do Amazonas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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- Projeto idealizado pelo TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) entrega solução instalada em computadores para a Secretaria de Educação e Secretaria de Administração Penitenciária do Estado


- Alunos do 4º ao 8º ano e detentos do sistema prisional podem aprender Língua Portuguesa e Matemática por meio de plataforma adaptativa de ensino em ambientes de baixa ou nula conectividade

Aprimora, plataforma de ensino adaptativo da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia, é a solução instalada nos 8.500 computadores que foram entregues nesta quinta-feira (13/8) às Secretarias de Educação (SEDUC) e de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (SEAP). A versão off-line vem contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento educacional e social dos alunos do 4.º ao 8.º ano da rede estadual de ensino e de detentos do sistema prisional, que terão à disposição soluções educacionais próprias para regiões com baixa ou nenhuma conectividade, além de favorecer o ensino da Língua Portuguesa e da Matemática.

“Queremos ajudar a diminuir a desigualdade no acesso à educação que ainda existe por falta de conectividade e que, durante a pandemia, ficou ainda mais evidente. Nossa missão com esse projeto é contribuir para a garantia do direito à equidade e à qualidade na educação”, diz Regina Silva, diretora pedagógica da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

A entrega dos equipamentos faz parte do projeto Educação 4.0, idealizado pelo desembargador Wellington Araújo, à época vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, e pela juíza de Direito Lídia de Abreu Carvalho Frota, que atuava como juíza auxiliar da Vice-Presidência da Corte. A ideia inicial era desenvolver um projeto que colaborasse para a ressocialização dos presos em cumprimento de pena, visando à reinserção social desse público por meio da educação. Conforme a juíza, o projeto foi ampliado para incluir também os estudantes da rede estadual de ensino.

Dos 8,5 mil computadores, serão entregues 7,2 mil e 31 armários de recarga e armazenamento, para as escolas indicadas pela Seduc. Já para atividades de ensino no sistema penitenciário, serão oferecidos 1,3 mil equipamentos.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub, ressaltou que o projeto, apresentado ainda na gestão anterior, trará um reflexo muito significativo na vida de estudantes e detentos. Para Chalub, a verdadeira transformação se dá por meio da educação e os resultados para aqueles que participarão das atividades virão através de melhores oportunidades profissionais.

“O projeto é financiado pelas obrigações de pesquisa e desenvolvimento da nossa empresa com direcionamento a 100% de profissionais e entidades do Amazonas”, explicou José Goutier Rodrigues, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Governamentais da Positivo Tecnologia. Ao final do projeto, será avaliado o impacto gerado pela utilização da tecnologia na aprendizagem.

Para implantar o “Educação 4.0”, foi desenvolvida uma versão off-line da plataforma Aprimora, criada pela unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia para ampliar as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. A solução integra recursos tecnológicos a conteúdos curriculares, favorecendo o desenvolvimento de habilidades específicas dessas áreas, ao mesmo tempo em que respeita o ritmo de aprendizagem de cada estudante.

“Nesse grande projeto, com apoio importante da Positivo Tecnologia, adaptamos a plataforma de ensino Aprimora para atender alunos que possuem baixa ou nenhuma conectividade de internet. Entregamos uma poderosa ferramenta educacional digital para apoio ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto deve ajudar alunos, promovendo inclusão digital e contribuindo para o processo de aprendizagem, além de encurtar o distanciamento das ferramentas utilizadas entre as redes pública e privada de ensino”, comentou o diretor-presidente do iTriad, Sérgio Junqueira.

Secretaria de Educação (SEDUC)

A SEDUC do Amazonas é a responsável pela definição, organização, logística e implantação das atividades nas escolas. No processo de seleção para participação no projeto Educação 4.0, a Secretaria de Educação considerou escolas localizadas em Manaus e no interior com o menor índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e menor taxa de participação na última edição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). “Se conseguirmos igualar as condições de aprendizagem, pesquisa e desenvolvimento dos alunos, alcançaremos uma equidade e, com isso, uma educação mais abrangente e inclusiva. O benefício virá para eles e suas famílias, e ainda para o Estado, com a melhoria dos indicadores”, frisou o secretário de Educação, em exercício, Luís Fabian Barbosa.

Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP)

A equipe pedagógica das unidades prisionais, sob orientação da SEAP, terá a liberdade para elaborar o planejamento com a inclusão das atividades no seu plano de ensino conforme perfis dos detentos. “A ressocialização dos presos exerce grande importância para retorno à sociedade, motivo pelo qual esta parceria busca demonstrar a possibilidade de mudança de comportamento daquele que se encontra privado de sua liberdade e, neste caso em específico, através da educação, visando a formas de reduzir a taxa de reincidência e, consequentemente, à prevenção da criminalidade dentro e fora do cárcere”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, cel. PM Vinícius Almeida.

Aprimora

Mulher em pé posando para foto Descrição gerada automaticamenteDe acordo com Regina, o Aprimora promove o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa em alunos do Ensino Fundamental. Por meio de uma plataforma adaptativa, suas atividades respeitam o ritmo e conhecimentos de cada estudante. Cada aluno é um indivíduo independente e o Aprimora ajuda cada um a traçar a sua própria trajetória de aprendizagem. “O ecossistema adaptativo do Aprimora, permite que os alunos sintam motivação para progredir e que os professores acompanhem de perto o desempenho de cada aluno, por meio de relatórios e diagnósticos completos. É uma solução de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de uma maneira dinâmica, interativa e personalizada”, explica a diretora pedagógica da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

As vantagens do Aprimora são: compreender que estudantes possuem interesses e habilidades diferenciadas. considerar e encontrar as dificuldades dos alunos, desenvolver protagonismo e autonomia, gerar aprendizado contínuo com respeito à individualidade; permitir que docentes assumam o papel de mediadores e apoiadores do processo de aprendizagem, acompanhando cada trajetória.

SOBRE A UNIDADE DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A Unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo tem a missão de melhorar a educação com o uso criativo da tecnologia. Desenvolve e distribui soluções inovadoras que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. A Unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo – assim como as marcas Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo BGH, Vaio, Anker, 2A.M. e Accept – fazem parte ou são representadas pela Positivo Tecnologia.


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