Etecs de Campinas e Monte Aprazível fazem campanhas solidárias para ajudar na pandemia
Comunidades escolares continuam engajadas no combate à Covid-19 e fazem distribuição de donativos e empréstimo de celulares
As unidades do Centro Paula Souza (CPS) continuam trabalhando para ajudar a enfrentar a pandemia de Covid-19. Em Campinas, a campanha solidária Bentecap juntou as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Bento Quirino e Conselheiro Antonio Prado em uma ação para arrecadar roupas, cobertores, materiais de higiene e alimentos não perecíveis para doação. Já foram coletados 673 quilos de alimentos e itens de limpeza e 110 quilos de roupas e cobertores para serem distribuídos às entidades de acolhimento Casa da Criança Paralítica, Perifa Campinas Contra a Fome e Alimento para Todos.
A Bentecap começou no dia 6 de julho e foi divulgada pelos perfis das redes sociais das duas Etecs e nos grupos de WhatsApp de funcionários, alunos e professores. Os voluntários entregaram os donativos nas escolas e a própria comunidade realizou a triagem para viabilizar a entrega, que começou no dia 17 e se estende até 21 de agosto.
Rede solidária
Em Monte Aprazível, município localizado na região de São José do Rio Preto, a solidariedade chegou aos alunos da Etec Padre José Nunes Dias que estavam com dificuldade para participar das aulas online. A direção da escola e a Associação de Pais e Mestres (APM) encaminharam um pedido de doação de celulares para a Receita Federal. A entidade autorizou e os equipamentos Android 8.0 começaram a ser distribuídos nesta semana.
A entrega está sendo feita como empréstimo previsto para durar enquanto as aulas continuarem sendo dadas de forma remota.
A diretora da unidade, Valéria Donatoni, informa que o objetivo da ação foi atender tanto alunos que não possuíam celular, como aqueles que não tinham configuração compatível com a plataforma Microsoft Teams, tecnologia usada para as aulas online.
A estudante do curso Técnico Integrado ao Médio (Etim) de Meio Ambiente Nickoly Moura está entre as contempladas. “Acredito que neste semestre meus estudos vão deslanchar porque com esse aparelho novo consigo acompanhar as atividades e fazer os trabalhos. O meu celular antigo não tinha espaço para suportar o aplicativo Teams”, detalha.
As ações em Campinas e Monte Aprazível dão continuidade à corrente de solidariedade do Centro Paula Souza (CPS) para ajudar no combate à pandemia. Desde o início da quarentena, a comunidade acadêmica arregaçou as mangas e, além de arrecadar donativos, produziu materiais de desinfecção, como álcool em gel, sabão líquido e outros produtos de limpeza. As ações solidárias incluíram também conserto e fabricação de equipamentos hospitalares e EPIs, além de doação de celulares, tablets e notebooks para ajudar os alunos que não conseguiam acompanhar as aulas online.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 224 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 85 mil alunos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>