Diferentes itinerários formam a base curricular do Colégio Visconde de Porto Seguro nos novos moldes da BNCC
Estudantes podem optar por currículos flexíveis de Negócios, Natureza e Humanas
Para complementar o currículo e engajar ainda mais os estudantes do ensino médio, o Colégio Visconde de Porto Seguro apresentou, em 2019, sua Jornada de Expansão. Entre as ações pedagógicas estão os Itinerários Formativos, aulas optativas que complementam a educação básica dos alunos. De acordo com seus interesses, aptidões e objetivos, os estudantes desenvolvem novas competências de acordo com os eixos de Investigação Científica, Processos Criativos, Empreendedorismo e Mediação, além de Intervenção Sociocultural.
Um design curricular moderno envolve não apenas o entrelaçamento interdisciplinar de áreas diferentes com seus objetivos de aprendizagens, mas também de vínculos afetivos, metodologias híbridas, uso de novos espaços de aprendizagem e recursos tecnológicos, bem como ações inovadoras e avaliações diferenciadas. “Para ajudarmos os alunos a traçarem metas em seus próprios projetos de vida, precisamos auxiliá-los diante de seus interesses para que tenham experiências que os levem às escolhas universitárias e profissionais. Os novos currículos foram criados pensando nisso: como será a trajetória profissional dos nossos alunos? Quais desafios terão de encarar e como podemos prepará-los para o sucesso?”, diz Silmara Casadei, Diretora-Geral do Colégio Visconde de Porto Seguro.
Desde o início de 2020, o Porto Seguro já possui os Itinerários Formativos de acordo com a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os alunos podem escolher entre Escola de Negócios, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias, itinerários com diferentes aulas optativas, nos quais os estudantes se aprofundam em temas dos interesses próprios. No processo, os alunos precisam elaborar um projeto temático que os leva para estudos e pesquisas considerando perspectivas globais e empregando recursos tecnológicos.
Além disso, para desenvolver os projetos, os estudantes têm o apoio de empresas ou universidades nacionais ou internacionais, que os auxiliam na apresentação de ideias, elaborando-as de modo inovador. Opcionalmente, também podem participar de uma vivência internacional para se aprofundarem no tema de pesquisa. O projeto concluído é exibido na Feira do Empreendedorismo, na qual ocorrem apresentações realizadas em vários idiomas, contendo propostas de pesquisa e inovação bem como projetos de relevância econômica, social e ambiental.
Os Itinerários Formativos começaram a ser aplicados de 2020 para as 1ª séries do Ensino Médio e são obrigatórios para complementar o currículo dos estudantes. Algumas matérias e atividades que antes eram exclusivamente extracurriculares tornaram-se parte do currículo itinerário. A principal escolha dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio é a Escola de Negócios, que tem 276 alunos matriculados, seguido por Ciência da Natureza e suas Tecnologias com 94 estudantes e Ciências Humanas e suas Tecnologia, com 27.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Escola Alemã de Excelência”, do governo alemão; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Campus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade. Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.
Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois campus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>