Pandemia internacionaliza troca de experiência entre professores
Docentes de 16 países marcaram presença em encontro virtual para discutir abordagens educacionais que funcionaram durante e pós-pandemia
A troca de experiência entre profissionais da educação é essencial para aprimorar o aprendizado em sala de aula. Com a retomada das aulas em fase de análise no Brasil, a professora Josane Batalha Sobreira da Silva, do Colégio Visconde de Porto Seguro, decidiu buscar informações e saber como tem sido a experiência em outras escolas pelo mundo. Em um grupo de rede social, que reúne quase três mil professores de diferentes continentes, a docente pediu que outros profissionais compartilhassem registros do que deu certo, o que não deu, quais experiências foram valorizadas e quais as perspectivas para o pós-pandemia.
A postagem viralizou e inúmeros docentes decidiram marcar um encontro virtual para discutir os desafios da retomada das aulas em diversas partes do mundo. A primeira reunião teve a inscrição de 16 países, com a presença de diversos professores e abordou a organização das salas de aula presenciais, aulas on-line, entrada na escola, horário de recreio, quais são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para professores e alunos, além de outras adaptações físicas que foram feitas nas escolas.
“Aqui no Brasil cada Estado decide sua data para retomada e em São Paulo há uma possibilidade de as aulas presenciais voltarem em setembro. Essa troca de experiência é muito importante para entendermos como foi a volta às aulas em outros países, muitos deles já passaram por essa fase”, diz Josane Sobreira. “Com o conteúdo que tivemos acesso, poderemos conversar com a diretoria do Porto Seguro e nos prepararmos para quando chegar esse momento aqui.”
Entre as várias experiências compartilhadas estão mais vigilância nos recreios para que os alunos mantenham o distanciamento social, poder de decisão dos pais sobre o retorno dos filhos, menos alunos dentro das salas de aula, com escalonamento e turnos. "Um exemplo é o Japão, onde as crianças são incentivadas a serem independentes desde os primeiros anos, os alunos são educados a seguir exemplos, por isso a medição de temperatura deve ser feita em casa, os estudantes não podem lanchar de frente para o outro e atividades em par ou grupo foram suspensas nas salas de aula e educação física", afirma.
Nos Estados Unidos, a educação híbrida ganhou ainda mais suporte dos professores e alunos. Assim como no Brasil, as aulas presenciais foram suspensas e muitas escolas migraram para plataformas on-line. Em algumas regiões os alunos já retornaram às escolas e as aulas virtuais ao vivo são usadas para a realização de atividades mais lúdicas.
Um novo encontro está sendo organizado para meados de setembro, com o objetivo de entender quais serão os impactos da educação digital e se os novos protocolos de segurança estão funcionando. A professora espera reunir ainda mais docentes neste novo evento.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Campus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade. Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.
Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois campus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário