Adeus sonho americano? Brasileiros agora miram Europa
Nos dois primeiros meses de 2025, 40,72% das apólices de seguro viagem emitidas pela Next Seguro Viagem foram para destinos europeus, ao contrário das emissões para os Estados Unidos que regrediram
Se por muito tempo o sonho americano atraiu brasileiros em busca de melhores oportunidades e vida nova, hoje o cenário mudou. Dados da Next Seguro Viagem revelam que, nos dois primeiros meses de 2025, mais de 40% das apólices emitidas tiveram como destino países europeus, um crescimento inversamente proporcional à demanda pelos Estados Unidos.
Mas por que o Velho Continente vem se destacando?
Primeiro, a estabilidade econômica e políticas migratórias mais amigáveis têm atraído brasileiros para países como Portugal, Alemanha e França. Portugal, inclusive, viu sua comunidade brasileira saltar de 276 mil para 513 mil pessoas entre 2020 e 2023, segundo dados do Itamaraty.
Mas não é só a oportunidade de trabalho que influencia na escolha. Muitos brasileiros buscam qualidade de vida, segurança e uma rotina menos frenética, além de um intenso cenário cultural. A Europa respira história, e andar pelas ruas já é uma experiência cultural inesquecível.
"A mudança do foco do sonho americano para o europeu reflete uma busca por um ambiente mais estável e seguro, que ofereça não só oportunidades econômicas, mas também qualidade de vida", diz André Dellova, Diretor da Next Seguro Viagem.
Mais segurança e saúde pública de qualidade
Ao contrário dos Estados Unidos, onde os custos com saúde podem ser exorbitantes, países europeus oferecem acesso universal à saúde pública com excelente qualidade e custo razoável. Na Europa, ter um médico de família é comum e acessível a todos os residentes legais.
Outra vantagem é a segurança. Países europeus apresentam índices de criminalidade relativamente baixos, permitindo que moradores circulem tranquilamente, mesmo durante a noite. Em especial, países nórdicos se destacam por sua segurança excepcional.
Cultura vibrante e facilidade para viajar
Na Europa, cultura é sinônimo de qualidade de vida. São incontáveis museus, galerias, eventos e uma atmosfera artística pulsante pelas ruas das cidades europeias. Não à toa, metade dos 10 melhores museus do mundo fica lá, incluindo o Louvre (França) e o Museu Britânico (Reino Unido).
Além disso, a proximidade entre países europeus e a facilidade logística de viajar dentro do continente tornam a Europa ainda mais atrativa. André comenta que “pesa a favor da Europa a possibilidade de viagens curtas, com passagens acessíveis e, especialmente dentro da União Europeia, o benefício de viajar sem necessidade de passaporte e usando a mesma moeda.”
E os EUA ficaram pra trás?
Mas calma lá. Isso não quer dizer que os Estados Unidos deixaram de ser uma opção. Muitos lugares por lá também oferecem um estilo de vida tranquilo e excelente oferta cultural, como São Francisco e cidades do interior. “O ponto é que, atualmente, os desafios econômicos, custos elevados de saúde e a insegurança jurídica e migratória têm feito muitos brasileiros repensarem o tradicional sonho americano”, afirma André.
Assim, a Europa surge não apenas como alternativa, mas como o destino preferido daqueles que buscam uma vida melhor, mais segura e culturalmente rica. Será o fim da era do sonho americano? Talvez não, mas é inegável que o velho mundo tem conquistado o coração e as passagens aéreas dos brasileiros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>