Especialista explica a importância da arte para o bem-estar emocional
Esse processo oferece conforto e alívio em momentos de dificuldade
A arte exerce um papel significativo no bem-estar emocional, permitindo que as pessoas expressem suas emoções e pensamentos. Pintar, desenhar ou até mesmo escrever são formas de aliviar tensões do dia a dia. Além disso, esses processos também oferecem conforto e alívio em momentos de dificuldade.
“As manifestações artísticas contribuem para o aprimoramento da autoestima e favorecem a liberação de hormônios que proporcionam prazer e felicidade. A arte, em suas múltiplas formas, possibilita uma conexão mais profunda com o 'eu'. Incorporar essa prática em momentos de crise e transformação pode ser uma alternativa viável e benéfica para a saúde”, afirma Bruno Cezar, professor do curso de Psicologia da UNINASSAU Carpina.
Por exemplo, participar de um teatro comunitário ou de uma aula de pintura em grupo reduz a solidão e fortalece a autoestima. Ouvir música tem o poder de acalmar a mente e criar uma sensação de paz, auxiliando no controle da ansiedade. A dança promove o bem-estar físico, reduzindo a sensação de cansaço mental.
“Por meio da arte, exploramos afetos, solidariedade e compreensão. Além de outras várias formas de expressão, esses momentos permitem que enfrentemos os sofrimentos”, esclarece.
A prática de atividades artísticas funciona para enfrentar os desafios diários. “Em momentos de sofrimento psicológico, especialmente diante de estresse e ansiedade, pode ocorrer um silenciamento da mente. A contribuição das artes nos leva a reconhecê-las como uma maneira de expressar e lidar com essas dores”, ressalta o professor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>