EDP assina contrato de fornecimento de energia à Amazon no Japão
Contrato de longo prazo está vinculado ao projeto solar da empresa em Fukushima e reforça o papel da EDP como um parceiro-chave nos esforços de descarbonização dos principais players de tecnologia
A EDP assinou um contrato de venda de energia (Power Purchase Agreement ou PPA, em inglês) de 20 anos com a Amazon no Japão. O contrato de longo prazo está vinculado ao projeto solar de grande escala da companhia, em Fukushima, com 44 MWp (35MWac) de capacidade instalada.
A usina terá 63 mil painéis solares e deverá gerar mais de 48 GWh de energia renovável por ano, evitando mais de 20.500 toneladas de emissões de carbono anuais que seriam emitidas na região para produzir a mesma energia com fontes poluentes. A previsão é de que a usina fotovoltaica comece a operar no terceiro trimestre de 2025.
“Na EDP, acreditamos no poder transformador da colaboração para acelerar a transição energética em todo o mundo. Este contrato estratégico com a Amazon não só reforça o nosso compromisso em fornecer soluções de energia renovável, mas também impulsiona a inovação e promove a resiliência local. Este projeto solar no Japão é uma prova da visão da EDP de ampliar o acesso à energia limpa e capacitar regiões e empresas para enfrentar os desafios urgentes das mudanças climáticas", diz Vera Pinto Pereira, membro do Conselho da EDP.
Este é o segundo contrato de energia de longo prazo firmado entre a EDP e a Amazon na região da Ásia-Pacífico. O primeiro foi assinado em 2021, em Singapura, demonstrando o compromisso da EDP em apoiar a Amazon em sua jornada de sustentabilidade. Este segundo contrato também está alinhado aos objetivos estratégicos da EDP no Japão, ressaltando o compromisso da empresa em impulsionar a transição energética e apoiar o crescimento sustentável na região.
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>