Logística reversa conecta catadores a indústria de colchão com produção reciclável
Os catadores de materiais recicláveis estão na ponta do processo de logística reversa, que permite a redução de resíduos e emissões de CO2. Eles são responsáveis por coletar os materiais pós-consumo e direcionar ao início da cadeia produtiva.
A logística reversa refere-se ao processo de movimentação de produtos, embalagens e materiais do ponto de consumo de volta à sua origem, com o objetivo de recuperar seu valor ou realizar a destinação adequada dos resíduos. Esse processo envolve a colaboração entre os setores oferecendo benefícios como a criação de empregos, novas oportunidades comerciais e contribuições para a sustentabilidade.
É isso que acontece em uma empresa brasileira com sede em Ourinhos, São Paulo. A Colchões Castor recebe embalagens retornadas de catadores espalhados por todo território nacional, por meio de uma parceria com a Pragma, especialista em logística reversa, com o “Programa Recupera”, que conecta cooperativas de catadores, garantindo a destinação adequada dos materiais. Baseado na economia circular e cuidado com o meio ambiente, o modelo é implementado desde 2022.
Além das embalagens recicláveis, que retornam ao início dos processos, a empresa incorpora em seus colchões materiais reciclados provenientes de espumar retornadas, o que deu origem ao desenvolvimento da Espuma AG (Alta Resiliência e Sustentabilidade). Com densidade maior que as espumas convencionais, elas são utilizadas em alguns modelos de colchões, em suas bordas, localizadas em pontos específicos onde uma resistência maior é necessária.
“Nós implementamos a economia circular visando reduzir os impactos ambientais e produzir colchões mais resistentes. A prática coloca a empresa em um patamar diferenciado, que se preocupa com práticas ESG, Environmental, social and Governance. Essa é uma das ações desempenhadas dentro da organização, que faz parte do Pacto Global da ONU” - comentou Hélio Silva, CEO e fundador da fabricante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>