Quatro ferramentas digitais que permitem ao consumidor comprar um imóvel sem sair de casa
Crédito: Freepik
Até mesmo lançamentos imobiliários dentro do segmento popular, como o loteamento no Jardim dos Pássaros, em Aparecida de Goiânia, já agregam ferramentas modernas que possibilitam visitação e compra do imóvel de forma 100% online
Atualmente, segundo o relatório "Estratégias Digitais para o Mercado Imobiliário", da consultoria Deloitte, 90% dos compradores de imóveis utilizam a internet como principal fonte de pesquisa. Embora valorizem o contato humano na continuidade do processo de compra, a conclusão de 100% do negócio por meio digital já é plausível para pelo menos 11% dos brasileiros, apontou um estudo recente realizado pela Loft, em colaboração com a Offerwise.
“Já temos tecnologia para que o consumidor conclua a compra de um imóvel sem sair de casa, da mesma forma que ele compra um eletrodoméstico ou outro produto”, explica Rodrigo Lima, CEO da Urbaniza.BR, que irá fazer o primeiro lançamento digital de um bairro planejado popular na região metropolitana de Goiânia.
O empreendimento é o loteamento Jardim dos Pássaros, em Aparecida de Goiânia, região metropolitana de Goiânia, voltado à primeira moradia principalmente. O loteamento, que conta com a parceria da Trinus.CO, oferecerá 372 lotes e espaços de lazer já urbanizados. "Buscamos para este lançamento parceiros que oferecessem ferramentas alinhadas com o nosso objetivo, que é facilitar os processos de escolha e aquisição do imóvel. Um exemplo é a Trinos Co, um importante parceiro nosso que é considerada a primeira empresa landtech do mundo”, descreve Rodrigo Lima, CEO da Urbaniza.BR.
A transformação digital do mercado imobiliário começou nos anos 2010 com o investimento das empresas do setor em portais, perfis em redes sociais, ações de tráfego pago para captura de leads [contatos de pessoas interessadas em comprar imóveis]. Mas hoje, ela já passa por novas e velozes mudanças com a chegada da inteligência artificial (AI), realidade virtual e imagens em 3D. “O isolamento social provocado pela Covid-19 foi importante para que muitas ferramentas passassem a ser testadas massivamente e, com isso, foram aprimoradas”, diz Rodrigo. Ele lista quatro tecnologias que serão utilizadas no lançamento digital do Jardim dos Pássaros.
Tira-dúvidas com a inteligência artificial (IA)
O primeiro atendimento ao cliente será feito por inteligência artificial. Trata-se da Corretora.ai que irá responder quando o consumidor pedir informações via whatsapp. Com nome e rosto - ela se chamará Lia - ela tem a capacidade de conversar com o cliente, tal como uma pessoa real.
De acordo com Loryane Lanne, uma das sócias da Acelérion, startup desenvolvedora da tecnologia, diferente dos programas tradicionais de chatbot usados como atendendente virtuais, que são programados a responder perguntas específicas que são pré estabelecidas, a Lia consegue entender mensagens de áudios, compreender contextos e para facilitar o processo de empatia com o cliente. “Como este empreendimento é voltado para a faixa econômica, portanto, uma boa parte do público-alvo tem pouca informação sobre o processo de compra de um imóvel, a maioria, inclusive, está adquirindo seu primeiro imóvel. Então a gente treinou a Lia para identificar esse padrão, e com isso usar uma linguagem mais simples e ser mais detalhista com algumas informações mais técnicas”, explica a especialista, que acrescenta que a ferramenta de IA é capaz, inclusive, de compreender muitas palavras, mesmo quando estiverem escrita de forma errada.
Tour virtual, mas muito real
Uma dificuldade recorrente, tanto para quem busca comprar um lote quanto para o profissional de corretagem que está negociando, é a descrição visual para que quem está comprando saiba perfeitamente onde está, que tamanho tem e o que há por perto do terreno que irá adquirir. Para resolver esse problema, a Ubaniza.BR contou com outra parceria especializada em ferramentas digitais, a Skyline. Ela trouxe para o lançamento do Jardim dos Pássaros a ferramenta digital chamada UltraTour, que possibilita a visitação do loteamento remotamente, a partir do celular, do tablet ou de um computador. “Essa ferramenta vai possibilitar que o consumidor veja a localização do terreno sem uma visita in loco, incluindo a visualização das vias de acesso, o que tem no entorno do loteamento urbanizado, como é a disposição das quadras e dos lotes, e tudo de um jeito muito visual”, esclarece Andreyve Melo, um dos sócios-fundadores da Skyline.
De acordo com ele, será possível ter uma experiência visual digital em 360º sobre o eixo do empreendimento, semelhante ao que é feito pelo serviço do Google Maps. “Por meio dessa ferramenta, o corretor de imóveis consegue levar seu cliente até o local do empreendimento de forma online e apresenta com precisão a localização do lote, bem como todas as facilidades da rotina na região do bairro planejado”, explica Andreyve.
A futura casa, no presente
Depois de adquirir o lote, o próximo passo é projetar a casa a ser construída, uma etapa que nem sempre é seguida pelos consumidores de loteamentos populares em razão do custo. Para eliminar esta dificuldade, a Urbaniza.Br irá presentear os clientes com o projeto arquitetônico e, mais do que isso, será possível escolher, visualizar e fazer um tour virtual da futura casa antes mesmo de receber o lote.
Esta ferramenta tecnológica vem da startup InstaCasa, que faz a análise de todas as possibilidades do lote, conforme suas características de localização, topografia e outras características, e desenvolve diferentes tipos de projetos ideais para o terreno, dentre os quais o cliente poderá escolher uma opção. “Sabemos que o comprador está adquirindo um lote, mas ele não quer só o terreno, ele quer a casa. A nossa plataforma ajuda na definição e visualização desse sonho, ou seja, a casa que ele pode construir”, esclarece Maurício, que ainda acrescenta que é possível até mesmo fazer uma caminhada virtual dentro do projeto da casa que escolher.
Segurança na assinatura
Os avanços tecnológicos também possibilitam hoje algo que há alguns anos seria impossível, a compra de um imóvel de forma 100% remota, o que inclui a assinatura digital do contrato de compra e venda. “Hoje já existem vários aplicativos e plataformas, seguros e com validade jurídica, que possibilitam a assinatura de documentos, seja por meio de certificação digital, como as que são certificadas pelo ICP-Brasil, ou a assinatura convencional feita de forma digital por meio do celular ou tablet”, explica Rodrigo Lima, CEO da Urbaniza.BR.
Para quem for comprar um lote no Jardim dos Pássaros, segundo explica Rodrigo, poderá usar várias plataformas digitais de certificação e assinatura digital como a Gov.br, E-notariado, D4Sing, DacuSing, que possibilitam tanto a certificação digital quanto a assinatura de forma remota. “Hoje em dia, além da assinatura e certificação digital de documentos, é possível levantar e formular toda a documentação necessária para compra e escrituração de um imóvel, e isso é uma grande facilidade principalmente para investidores que estão fora do estado ou fora país, embora possa ser usado também por compradores locais”, salienta o CEO da Urbaniza.BR .
Sobre a Urbaniza BR
Fundada no ano de 2012, para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários em todo território nacional, a Urbaniza.BR tem em sua gênese a marca da eficiência em gestão e do alto conhecimento sobre o mercado imobiliário.
Em 2019, focada em seu crescimento e ampliação de sua atuação, a Urbaniza passou por uma reestruturação com a chegada de Rodrigo Lima, experiente e conhecido executivo do mercado imobiliário no Centro-Oeste, compondo seu quadro societário e assumindo a posição de CEO da Urbaniza BR.
Sobre a Trinus.Co
Criada no ano de 2009, a Trinus.co nasce com poucos recursos, mas com muita vontade de desenvolver as melhores e mais modernas soluções para os empreendedores do mercado imobiliário. Legitimamente goiana, a empresa é hoje uma holding que une serviços imobiliários e financeiros por meio de tecnologia. Mais que uma plataforma, a Trinus.co é um ecossistema inovador para o empreendedor imobiliário, o investidor, o corretor e o comprador de imóveis, onde cada um deles se conecta às soluções necessárias para a sua jornada.
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