O Fenômeno eSports estreia nesta semana nos cinemas e revela os bastidores do crescimento explosivo da modalidade
Com lançamento para o dia 17 de outubro, filme oferece um olhar exclusivo sobre a ascensão dos esportes eletrônicos no Brasil e no mundo, revelando histórias e bastidores nunca antes contados
O filme “O Fenômeno eSports” chega aos cinemas de todo o Brasil amanhã, no dia 17 de outubro (quinta-feira), revelando detalhes emocionantes e históricos sobre o universo dos esportes eletrônicos dentro e fora do Brasil. Dirigido por Fabrício Bittar, o longa-metragem é uma produção da Clube Filmes e distribuído pela Manequim Filmes.
O filme traz à tona a trajetória dos esportes eletrônicos, que vêm crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo, com eventos grandiosos e uma comunidade apaixonada. Entre os momentos capturados no documentário estão eventos como a Brasil Game Show (BGS), o IEM Major Rio 2022, o Esports Awards e o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), além de outros grandes torneios internacionais. O filme tem como objetivo desmistificar e apresentar ao grande público o impacto cultural e econômico dos esportes eletrônicos.
Para o diretor Fabrício Bittar, o filme foi uma jornada intensa de pesquisa e descobertas no universo dos eSports. Ele explica que o longa busca mostrar, de diferentes perspectivas, como esse cenário vem crescendo, desde as competições amadoras até o nível profissional. "O objetivo foi explorar o tema de forma cuidadosa, trazendo múltiplos pontos de vista sobre o que está por trás desse fenômeno. Como documentarista, meu papel foi investigar e aprender junto com o público, revelando as várias camadas desse mundo que está em plena ascensão. Espero que todos se conectem com a experiência e vejam o quanto os esportes eletrônicos têm impactado o Brasil e o mundo" comenta, Fabrício.
Além de mostrar a trajetória dos esportes eletrônicos, “O Fenômeno eSports” mergulha na rotina dos jogadores profissionais e revela os bastidores da indústria dos games, um mercado em rápida expansão. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024, 85,2% dos brasileiros já enxergam os esports como uma atividade séria e de grande comprometimento, reforçando sua relevância no cenário cultural e econômico.
O documentário conta com depoimentos de grandes nomes do cenário como Gabriel “FalleN” Toledo, João “Flakes Power” Sampaio, Rodrigo “El Gato” Fernandes, Alexandre “Gaules” Borba, Nyvi Estephan e Bruno “PlayHard” Bittencourt.
ASSISTA O TRAILER - O Fenômeno eSports
O público poderá assistir “O Fenômeno eSports” nos cinemas de todo o Brasil dia 17 de outubro. Para mais informações sobre a estreia, acompanhe as atualizações nas redes sociais da Manequim Filmes e nos sites dos cinemas.
O lançamento do filme faz parte da Carteira de Projetos da Vitrine Filmes, aprovado no Edital de Distribuição de Produção Audiovisual da Lei Paulo Gustavo, no Estado de São Paulo.
Sobre a Manequim Filmes
A Manequim Filmes é o selo comercial de distribuição do grupo Vitrine e tem como objetivo alcançar grandes audiências para os melhores filmes brasileiros. Com dois anos de atuação, a Manequim já se consolidou no mercado audiovisual com a maior bilheteria nacional de 2023: “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”. Para os próximos lançamentos a Manequim conta no line-up os filmes "O Fenômeno e-Sports”; a animação “Abá e sua Banda”; e "O Rei da Internet", história do hacker brasileiro Daniel Nascimento.
Sobre o Grupo Vitrine Filme
O Grupo Vitrine Filmes, em aproximadamente 15 anos de atuação, já distribuiu mais de 200 filmes. Entre seus maiores sucessos estão “Aquarius”, “Bacurau”, “A Vida Invisível”, e “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. Entre os documentários, a distribuidora lançou “Divinas Divas”, “O Processo” e “Amigo Secreto”. Este último abre uma nova fase do grupo que também atua como co-produtor da obra. "Retratos Fantasmas", último longa de Kleber Mendonça Filho, coproduzido e distribuído pela Vitrine, esteve na seleção oficial do Festival de Cannes 2024 e foi o documentário mais visto em cinemas dos últimos anos.
Sobre a Clube Filmes
A Clube Filmes é uma produtora inovadora que desenvolve conteúdos de ficção e não ficção para diversas mídias, incluindo filmes publicitários e projetos de Branded Entertainment. Entre seus trabalhos mais notáveis estão as sete temporadas do programa MTV Sports e a coprodução dos programas do Verão MTV 2013, que elevaram em 86% a audiência do canal. Em 2014, a Clube Filmes produziu a série “Politicamente Incorreto” para o canal FX, que se tornou a maior audiência da história do canal no Brasil e foi indicada ao prêmio APCA. Em 2017, lançou seu primeiro longa-metragem, “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, uma coprodução com a Paris Filmes, Warner Bros e Telecine, que atraiu mais de 500 mil espectadores e venceu o prêmio de Melhor Filme de Comédia do Risadaria 2017.
Continuando sua trajetória de sucesso, em 2018, lançou “Os Exterminadores do Além contra a Loira do Banheiro”, ganhando prêmios internacionais como Melhor Gore no FrightFest e Melhor Filme no Edmond Festival of Fear. A produtora também investiu em documentários e séries, como “Amor Sertanejo” e “Super Fight”, lançados em 2020. Em 2022, lançou os filmes “Alice No Mundo da Internet” e “Acampamento Intergaláctico”, licenciados para a Netflix no Brasil, sendo este último uma coprodução com a Leda Films da Argentina e a Synapse Distribution.
Seu próximo longa-metragem "Inexplicável" será lançado nos cinemas dia 7 de novembro, e o filme “O Rei da Internet”, em coprodução com o Telecine e a Manequim Filmes, está em pós-produção.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>