Riscos e benefícios das misturas caseiras no combate de pragas
Especialista explica que nem todos os tipos de produto são eficazes nesse controle
O combate às pragas em casa é necessário para manter um ambiente seguro e saudável, pois elas podem causar diversos problemas, desde danos materiais até questões de saúde. Sendo assim, as pessoas buscam produzir misturas caseiras para preservar a integridade dos locais.
Porém, nem todas as combinações são eficazes. Além disso, estão sujeitas a ocasionar danos na saúde, como irritações na pele, nos olhos e no trato respiratório, e podem ser prejudiciais para pessoas e animais que são mais sensíveis aos efeitos tóxicos.
“Algumas misturas caseiras podem não ter a concentração correta de ingredientes ativos para eliminar as pragas eficientemente. Por outro lado, muitas são mais econômicas devido ao uso de ingredientes domésticos e, em comparação com os produtos químicos sintéticos, menos prejudiciais ao meio ambiente”, afirma Meydson Gutemberg, biólogo e professor do curso de Farmácia da UNINASSAU Paulista.
Por esses motivos, é importante utilizar as misturas como medidas paliativas para o controle das pragas, pois não são preventivas e nem desinfetam o local, apenas criam uma repelência. “Para infestações graves ou persistentes, talvez seja necessário consultar um profissional para identificar a melhor abordagem. Ingredientes comuns podem ser facilmente utilizados como aliados nesse processo, como a folha de louro, o ácido acético (vinagre) e o cravo da índia”, pontua.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>