Produção em lotes precisa de monitoramento tecnológico o tempo todo
Indústria de alimentos, têxtil, de materiais escolares: o que estes setores têm em comum? Todos produzem por lotes. Quando uma fábrica produz certa quantidade limitada por vez, os lotes são os preferidos para dimensionar demandas sazonais - como roupas de verão - e prazo de validade para alimentos para escoar alguma safra específica de arroz, por exemplo.
O modelo, tradicional na indústria, trabalha com identificação de cada lote produzido, e a adoção de tecnologia de monitoramento em tempo real está transformando todos esses setores. Mas onde está o verdadeiro impacto das soluções em tempo real RTLS nas fábricas?
“O que mudou nos últimos anos foi a velocidade com que as pessoas estão consumindo todos os tipos de produtos. As indústrias perceberam não haver margem para errar na precisão de controle de seus lotes e a evolução está passando pelas soluções de monitoramento em tempo real”, explica Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS.
Quanto mais precisa for a localização dos lotes, mais fácil será rastrear, aprimorar etapas do processo de fabricação e entregar pedidos no prazo. Para quem deseja mais agilidade em processos internos, manter lotes com 100% de rastreabilidade em tempo real garantem o sonhado monitoramento no momento em que tudo acontece - fundamental na gestão precisa de estoque:
“Uma fábrica que recebe um pedido pontual não vai parar sua produção rotineira por este pedido. A tecnologia é útil para escoar demandas pontuais sem atrasar demandas rotineiras. A redução da possibilidade de erros e até mesmo de atrasos, em tempo real, sobre a localização de cada lote, facilita a tomada de decisões com o sistema RTLS”.
O impacto das soluções RTLS na fabricação em lotes tem muitos outros ganhos adicionais, como melhora no gerenciamento da cadeia de suprimentos e adaptação do layout interno. Melhorando esses processos, automaticamente as fábricas conseguem minimizar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Saber a posição correta de uma empilhadeira, por exemplo, e sua rota, traz segurança na movimentação interna dos colaboradores a qualquer instante.
“Todos os dados que o sistema fornece podem criar mapas de análise de tráfego interno, ingrediente que identifica ações perigosas e elimina grande parte de acidentes de trabalho. No final das contas, uma fábrica que não precisa parar suas rotinas para descobrir a localização de determinados lotes cria fluxos que não estrangulam processos produtivos, com total segurança”, completa Marcelo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>