Porto Itapoá tem a maior frota de caminhões elétricos do Brasil
Com a aquisição dos 20 TTs elétricos, Terminal deixa de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera, equivalente ao uso de 858 mil litros de combustível
O Porto Itapoá adquiriu uma frota de 20 novos caminhões elétricos para sua operação interna. Chamados de Terminal Tractors (TTs), esses veículos são usados para a movimentação interna de contêineres no Terminal. A aquisição tem um valor de R$ 20 milhões e é parte do processo de expansão do porto, que agora tem a maior frota de TTs elétricos entre os terminais portuários do Brasil.
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., ressalta que 858 mil litros de combustível serão economizados anualmente. “Com isso, deixaremos de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera”, diz. A expectativa é iniciar as operações dos equipamentos ainda em agosto.
Os TTs serão carregados dentro do próprio Terminal que, desde o ano passado, alterou sua política de aquisição da energia no sistema nacional. “Passamos a adquirir apenas energia provinda de fontes renováveis”, explica Rosa Jr. “Em abril deste ano recebemos um certificado internacional atestando que 100% do nosso consumo de 2023 teve essa origem”, completa, mencionando a certificação I-Rec (Renewable Energy Certificate).
Cada veículo é capaz de carregar até 65 toneladas e tem autonomia de 150km, o que equivale a cerca de 10 horas de trabalho. “Somados, os novos TTs nos darão uma autonomia de 3 mil quilômetros até o seu carregamento, o que mostra que uma boa gestão ambiental tem reflexos diretos na produtividade”, avalia o diretor.
Expansão
O Porto Itapoá inaugurou, em abril deste ano, a fase III de expansão do terminal, com mais 200 mil m² de pátio, contemplando o armazém de 8 mil m², finalizando um aporte de R$ 815 milhões. Com essa ampliação, o Porto Itapoá passa operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m², o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.
Faz parte destes investimentos também a aquisição de grandes equipamentos – é o primeiro da América do Sul a operar RTGs (guindastes sobre rodas) híbridos controlados remotamente – e ampliação dos berços de atracação.
Selo ouro
O porto conquistou pela segunda vez, no ano de 2023, o selo ouro do GHG Protocol, programa implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
Uso responsável de lubrificantes
O óleo lubrificante usado nos motores diesel dos guindastes sobre pneus (RTGs – Rubber Tyred Gantry Cranes) do Porto Itapoá foi reduzido pela metade. Com isso, o Terminal deixou de usar cerca de 10 mil litros de óleo e mais 120 filtros por ano. A iniciativa baseou-se em um estudo realizado dentro da empresa pela equipe de manutenção, através da metodologia de análise de óleo enviado a laboratório especializado, e comprovou a possibilidade de usar o mesmo óleo pelo dobro do tempo, sem qualquer tipo de prejuízo.
Os estudos duraram cerca de um ano, afirma Rosa Jr. “O óleo desses equipamentos durava 500 horas operacionais e através de análises técnicas indicou-se a possibilidade de aumentar esse tempo. Os resultados laboratoriais confirmaram a possibilidade de dobrar o tempo de uso, sem que o lubrificante perca suas características consideradas ideais”.
O óleo utilizado é encaminhado para uma empresa que faz reciclagem do material, que retorna para o mercado com outros fins. “Mesmo com a destinação correta, é importante reduzir o consumo como um todo, tornando a cadeia mais sustentável”, avalia Rosa Jr.
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