Pele dos bebês no inverno: como evitar o surgimento de dermatites
Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele dos pequenos durante a estação
Conhecida por sua maciez, a pele dos bebês tem os seus cuidados específicos que devem ser cumpridos diariamente, mas, no inverno, a atenção deve ser redobrada. Com as temperaturas mais baixas e o clima mais seco, a pele do bebê, que já é muito sensível, tende a sofrer com desidratações que causam alergias, como as temidas dermatites.
“Nesta idade, a barreira cutânea está em formação, portanto, a pele é fina e sensível e sua função de proteção ainda não é completa, e, ao não tomar os devidos cuidados, podem surgir vermelhidões, coceiras e descamações, gerando desconforto no bebê”, diz a Dra. Paula Colpas¹, dermatologista e consultora da TheraSkin®.
A especialista recomenda que os pais se mantenham atentos à pele do bebê: “A dermatite atópica geralmente apresenta os primeiros sinais por volta de 1 ano de idade, podendo iniciar desde o nascimento, com lesões avermelhadas no rosto ou nas dobrinhas dos braços e pernas, sendo associada a outros tipos de alergia, como rinite, asma ou conjuntivite alérgica, que são comuns à época de frio”, explica.
A dermatite atópica se trata de uma doença que sensibiliza a pele do paciente, porém, no inverno, outros tipos de dermatites passageiras e típicas da estação são mais comuns, como as brotoejas, também conhecidas como miliárias: “Elas são bolinhas avermelhadas que surgem no pescoço, tronco e rosto do bebê, causadas por uma obstrução dos poros que impedem a saída do suor, provocando o surgimento das pequenas bolhas”, conta a Dra. Paula.
No caso de qualquer condição anormal na pele do bebê, a Dra. Paula Colpas indica a consulta ao médico pediatra ou dermatologista. Para manter a pele do bebê saudável durante o inverno, a especialista dá 4 dicas:
Banhos: Mesmo que um banho quentinho seja agradável no inverno, a pele dos bebês pode ser prejudicada com a água quente, ficando mais sensibilizada. Prefira banhos curtos e com água morna, evite o uso de sabonetes com substâncias abrasivas, optando por produtos suaves e hipoalergênicos.
Agasalhos: O excesso de camadas de roupas no bebê obstrui a saída do suor, causando brotoejas e prejudicando a regulação da temperatura corporal. Opte por tecidos macios e respiráveis, como o algodão.
Hidratação: Para evitar ressecamentos, é recomendado o uso de hidratantes próprios para eles, mantendo a integridade da pele, regulando a temperatura e reduzindo descamações.
Troca de fraldas: A região da fralda é muito sensível à formação de dermatites, portanto, é importante não deixar o bebê por muito tempo com a fralda suja, trocando-as com mais frequência, e sempre limpando e hidratando a região de forma adequada.
Para cuidar da pele dos bebês, a TheraSkin® destaca alguns de seus produtos. Cetrilan® Sabonete Líquido Calmante é seguro da cabeça aos pés desde os primeiros dias de vida, higienizando sem agredir. O produto limpa delicadamente, ajudando a manter a hidratação natural da pele. Com ingredientes ativos naturais de calêndula e camomila, é livre de parabenos, corantes, conservantes e sulfato, acalma a pele do bebê e promove a sensação de bem-estar.
Já Cetrilan® Creme previne e trata assaduras com ingredientes suaves como Cetrimida e óleo de calêndula, promovendo a proteção e acalma qualquer irritação na pele sensível dos pequenos. Com aplicação e remoção fáceis, o creme facilita a troca das fraldas com textura de boa espalhabilidade, ótima ação absorvente e secagem rápida.
Amilia® Talco Líquido, multirreprador que conta com ativos de propriedades calmante, cicatrizante e protetora, que traz o alívio da sensação de coceira, vermelhidão e irritações de pele, causados por assaduras por atrito e brotoejas. Com excelente espalhabilidade, transmite uma sensação de frescor e toque suave, deixando a pele macia.
Por fim, para manter a pele hidratada durante o tempo seco do inverno, a linha Klaviê Clinical®. Tanto o Creme Hidratante, quanto a Loção Hidratante promovem uma hidratação profunda no corpo ou áreas localizadas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos. Atuam como restaurador da barreira cutânea com ação prolongada. Os produtos são livres de fragrância, corantes e conservantes e sua eficácia foi comprovada com estudos clínicos. Os itens são testados por dermatologistas e avaliados por pediatras, o que permite o uso em bebês e crianças.
¹Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 - RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Sobre a TheraSkin®: Única farmacêutica brasileira especialista em pele, há 25 anos desenvolvendo e produzindo produtos dermatológicos e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de dermocosméticos. Comprometida em educar e conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde da pele com responsabilidade, a indústria é alinhada à comunidade médica do começo ao fim de sua cadeia. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>