SEGS Portal Nacional

Demais

Cremar é pecado?

  • Quinta, 14 Julho 2022 18:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tauana Marin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação

Católicos, evangélicos, espíritas e budistas estão na lista que aceitam o procedimento

O ritual de despedida a um ente querido ou a um amigo é sempre muito doloroso. Junto à 'perda' há decisões a serem tomadas e toda a parte burocrática. É nessa hora que muitas pessoas refletem sobre a cremação, método cada vez mais comum no Brasil. O que interfere diretamente nessa decisão são as crenças e religiões.

Em suma, a maioria das religiões não proíbe a cremação do corpo. O Hinduísmo, por exemplo, é a religião mais favorável à prática, já que acredita que o fogo é purificador. Adventistas, budistas, Christian Science, Hare Krishnas (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), católicos, evangélicos, espíritas e umbandistas também permitem a opção, às vezes, com algumas ressalvas, como esperar 72 horas para o ritual, e onde as cinzas devem descansar.

Vale ressaltar que, grupos mais tradicionais, que seguem veemente as escrituras do velho testamento, por exemplo, preferem optar pelo sepultamento, já que é o método relatado. No entanto, após a pandemia pelo Covid-19, algumas religiões, como a Congregação Cristã do Brasil, têm flexibilizado essa alternativa. Já no caso do Judaísmo, do Islamismo e do Candomblé, a cremação geralmente não é aceita, uma vez que, seus seguidores acreditam que o retorno do corpo à terra completa o ciclo da vida.

“Ao longo dos anos, muitas crenças foram flexibilizando a cremação. Para se ter ideia, o Japão crema 98%, logo abaixo temos o Canadá, depois Estados Unidos, França e Inglaterra cremando entre 70% e 80%. A tendência é acompanharmos esse crescimento, com a informação e a desmistificação da cremação”, explica a arquiteta e urbanista Adriane Lupetti Mendes Marques, investidora e administradora do Memorial Jardim da Vida, situado na região do Alphaville e Tamboré.

Segundo a empresária, a cremação é alternativa também em relação aos terrenos, que estão cada vez mais escassos e muito caros perto das cidades, além de ser o método de menor impacto ambiental, de menor desgaste emocional e, muitas vezes, mais econômico. “A partir do momento que você tem um espaço diferente para conectar-se com os seus antepassados como o columbário ou uma árvore plantada com as cinzas, você perde o medo de cremar, porque você tem uma ponte, um lugar seja para orar ou para conversar”, avalia Adriane.

Empreendimento - Inaugurado em janeiro deste ano, o Memorial Jardim da Vida está a apenas 35 minutos do centro da cidade paulistana, em Santana de Parnaíba, e oferece inovação no que diz respeito ao serviço funerário. A começar pelo investimento, na ordem de 13 milhões de reais, por um grupo de 18 sócios-investidores.

A obra, que teve duração de um ano e três meses, possui 3.330 m² de área construída, quatro salas para cerimônias e um espaço meditativo. A arquitetura do local foi assinada pela própria Adriane Lupetti Mendes Marques. O local fornece toda a assessoria, desde documentação, traslado, cerimônia e cremação.

Um dos grandes diferenciais do espaço é o bosque destinado ao plantio de uma árvore nativa da Mata Atlântica juntamente com as cinzas em urnas biodegradáveis, que recebem QR Code, a fim de registrar as memórias e biografia.

Serviço
Memorial Jardim da Vida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version