Será que dá para compensar o "dia do lixo" com um exercício aeróbico intenso no dia seguinte?
O nutrólogo e dermatologista Rafael Soares explica se é possível compensar um dia “fora da dieta”
As festas de Natal e réveillon se aproximam, levando muitas pessoas a questionar se é possível compensar o “dia de lixo” com um exercício aeróbico mais intenso na manhã seguinte. O “dia de lixo”, é um nome popular atribuído para uma data de refeições desprovidas de moderação, como a visita a um rodízio de pizza, por exemplo.
Será que dá para compensar as calorias a mais ingeridas com um treino mais intenso no dia seguinte?
O médico nutrólogo e dermatologista Rafael Soares responde: "não é possível compensar. Aquele dia em que fugimos muito da dieta, gera repercussões metabólicas que levam dias até que o organismo volte ao normal. Exagerar no exercício físico no dia seguinte, não vai trazer resultado algum”, explica Rafael Soares.
Praticar exercícios intensos não irá resolver os malefícios que as calorias ingeridas repercutem no organismo: “pode até ser que a pessoa consiga eliminar mais água no dia seguinte ou ter algum tipo de resultado efêmero, mas não vai resolver os problemas dela” alerta o especialista em nutrologia.
Isso não quer dizer que seja necessário seguir a dieta absolutamente todo dia. Entretanto, é necessário planejamento e disciplina segundo Rafael Soares: “a pessoa pode sim ter uma ou duas refeições livres na semana, mas isso deve ser muito bem planejado”, pontua. Ou seja: se você é fã de um rodízio, planeje sua dieta e seu treino incluindo essa data de ingestão calórica maior que o recomendado.
Sobre Rafael Soares
Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP.
De família humilde, Dr. Rafael veio de uma criação simples, mas onde a educação sempre foi um princípio, visto que seu pai trabalhou como caminhoneiro durante boa parte da vida e se formou em Direito com quase 50 anos e a mãe era professora de escola pública.
Para cursar medicina, precisou prestar concurso para estudar no Colégio Militar de Porto Alegre e assim receber uma educação que lhe proporcionasse melhores oportunidades de concorrência a uma vaga em uma universidade Federal.
Na trajetória profissional, além da atuação na dermatologia clínica e estética, assim como nutrologia, Dr. Rafael Soares se dedicou à docência desde 2009 na mesma instituição onde se formou. Atualmente voltado para ministrar cursos específicos de especialização, o médico é referência no tratamento de doenças de pele e de técnicas exclusivas em estética.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>