7 inovações da indústria contra a Covid-19
Enquanto o Brasil aguarda o término dos testes para a vacina, novas tecnologias de enfrentamento à pandemia, desenvolvidas em parceria com a EMBRAPII, movimentam a indústria nacional
Com o início da vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido aumentam ainda mais as expectativas para que a população mundial possa ser imunizada colocando fim à pandemia, no entanto, enquanto as pesquisas avançam nos testes de novas vacinas, a indústria brasileira tem desenvolvido projetos de inovação que ajudam no diagnóstico, tratamento e enfretamento à doença. As novas tecnologias desenvolvidas por empresas de todo o país contam com o financiamento e apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) que oferece especialistas dos institutos de pesquisa que integram sua rede de inovação. São mais de 60 novas tecnologias viabilizadas na área.
Veja alguns exemplos:
Respirador da NASA
(Senai Cimatec BA)
Desenvolvimento em escala de um novo tipo de ventilador pulmonar. O aparelho, criado pela NASA, é o primeiro a ser homologado no mundo e já obteve a homologação da ANVISA para produção industrial.
Monitoramento de contágio (IFPB)
Criado por uma startup, software permitirá mapear, com uso de Inteligência Artificial, o risco de contágio do novo coronavírus no ambiente de trabalho e locais de grande circulação de pessoas.
Respirador da NASA
(Senai Cimatec BA)
Desenvolvimento em escala de um novo tipo de ventilador pulmonar. O aparelho, criado pela NASA, é o primeiro a ser homologado no mundo e já obteve a homologação da ANVISA para produção industrial.
Teste rápido (IPT - SP)
Criado por uma startup, este teste tem espera máxima de uma hora para o resultado e sem necessidade de exposição ao ambiente hospitalar. Capaz de identificar a presença de material genético do coronavírus na saliva. Este modelo permite o diagnóstico em estágio inicial e evita a contaminação de outras pessoas.
Pulmão auxiliar (Eldorado SP)
Equipamento capaz de fazer a oxigenação do sangue de maneira extracorpórea. A tecnologia é pioneira no país e importante no tratamento de pessoas em estágio avançado da doença, funcionando como um pulmão auxiliar.
Triagem remota (Instituto Senai de Inovação RS)
Uma nova tecnologia vai evitar que profissionais de saúde que atuam nas triagens de unidades hospitalares fiquem expostos no momento do atendimento inicial a pacientes que suspeitam de Coronavírus. O sistema usa Inteligencia Artificial para analisar o paciente de maneira remota a partir de sinais vitais e respostas a um questionário no momento da triagem.
Sanitizante natural (Instituto Senai de Inovação MS)
Desenvolvimento de sanitizante com ação antibactericida e antifúngica a partir do bio-óleo da macaúba, tipo de palmeira nativa brasileira com alto teor de óleo.
O produto poderá ser utilizado para esterilização de grandes áreas públicas, áreas comuns em estabelecimentos comerciais ou residenciais, calçadas ou transporte público.
Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 61 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 700 empresas já receberam este apoio totalizando o desenvolvimento de mais de 1.000 projetos com 1,5 bilhão em investimentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>