Mutirão de limpeza retira mais de 270 kg de lixo de rios do Paraná
Um mutirão de limpeza organizado pelos moradores do município de Quatro Barras (PR), com o apoio da Sea Shepherd Brasil, retirou mais de 270 kg de lixo dos leitos e dos arredores dos rios Cercado e Curralinho neste domingo (20). A mobilização contou com aproximadamente 20 pessoas, além do auxílio da prefeitura da cidade e da Sanepar, e também realizou o plantio de mudas nativas da mata atlântica local.
De acordo com coordenador da Sea Shepherd Brasil, Jackson Silva, a limpeza nos rios tem impacto direto na represa do Iraí, que abastece Curitiba. “Sabemos da situação precária que se encontra a represa do Iraí, atuando aproximadamente com 20% de sua capacidade. Com essa seca, podemos ver o volume absurdo de lixo descartado incorretamente”, afirma.
Um dia antes da limpeza dos rios paranaenses, no dia 19, foi celebrado o Dia Mundial Da Limpeza. Para Silva, o fato de a limpeza ter sido uma mobilização da própria comunidade é algo a celebrar. “Os próprios moradores da região se organizaram para fazer essa limpeza. A educação e conscientização ambiental pode e deve fazer a diferença nas nossas comunidades”, aponta.
Sobre a Sea Shepherd
Fundada em 1977 pelo Capitao Paul Watson, a Sea Shepherd é uma Organização Não Governamental que age de maneira direta no combate a crimes ambientais. Hoje, a ONG trabalha com agências de aplicação da lei, como a INTERPOL, para ajudar a trazer caçadores ilegais à justiça. Além disso, faz parcerias com governos nacionais em todo o mundo para impedir a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada em suas águas soberanas. No Brasil, a Sea Shepherd Brasil atua por meio de campanhas de conservação e ciência marinha, limpeza de praia e educação ambiental por todo o Brasil. Saiba mais em www.seashepherd.org.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>