O desafio do “novo normal”
Pessoas e empresas vão ter que se adaptar cada vez mais, o que trará significativas mudanças
Duas palavras que se tornaram o jargão do momento: novo normal. Isso passou a ser tão falado em nosso dia a dia, devido a pandemia, e muitos não sabem o que realmente quer dizer.
A quarentena e o distanciamento social fez com que a rotina da maior parte da população fosse afetada radicalmente. Muitas empresas começaram a praticar o home office com os seus funcionários e as videoconferências ficaram em evidência. Além disso, diversas medidas de segurança foram adotadas, como o uso das máscaras e o álcool em gel.
As datas comemorativas tiveram que ser adaptadas e os meios digitais se tornaram, mais do que nunca, um grande canal de aproximação. Segundo especialistas, o mundo mudou e vai mudar ainda mais.
Para as empresas, as mudanças apenas começaram. Muitos empreendedores digitalizaram suas rotinas, seus produtos, estão tentando sobreviver com a nova realidade e a revolução digital. “Obviamente quem não conseguir se adaptar, terá grandes problemas”, ressaltam os especialistas.
Em relação ao mercado de trabalho, o novo normal passará a exigir muito mais que um bom currículo. Segundo os profissionais de Recursos Humanos, as pessoas precisarão ter perfil ágil, disciplina (devido ao home office), resiliência e adaptabilidade. O mindset inovador tende a ser, cada vez mais, uma condição para aqueles que querem se manter no mercado.
“Pessoas e empresas vão ter que se adaptar cada vez mais, o que trará significativas mudanças no comportamento de todos. Isso implica em novos desejos e necessidades, que vão forçar o desenvolvimento de outros produtos e serviços para solucionar os problemas recém-surgidos”, avalia Sérgio Reze, presidente da Associação Comercial de Sorocaba.
Reze destaca ainda que o pós-pandemia ainda é incerto, para muitos, um verdadeiro pesadelo, no entanto “é a realidade de um novo normal”, finaliza.
A ACSO oferece diversas ferramentas para auxiliar os empreendedores nesta nova rotina. Mais informações podem ser conferidas no site www.acso.com.br ou nas redes sociais da entidade @acsorocaba.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>