Brasil,

Itaú Social lança edição emergencial de programa para ajudar famílias vulneráveis à crise do coronavírus

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Por meio das organizações sociais da sociedade civil, fundação vai financiar kits essenciais de consumos das famílias, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha. Inscrições serão abertas nesta segunda-feira

O Itaú Social lança nesta quarta-feira, dia 8 de abril, a edição emergencial do seu programa Comunidade, presente! para apoiar as localidades vulneráveis aos impactos econômicos gerados pela quarentena decorrente da pandemia de Covid-19. Por meio das organizações sociais da sociedade civil (OSCs), a fundação financiará kits com itens essenciais de consumo, como alimentos, produtos de higiene e gás de cozinha, no valor de até R$ 300 por família.

As famílias beneficiadas pelo programa receberão os itens essenciais por três meses. Os recursos serão alocados nas regiões mais impactadas pelo coronavírus. “Sabemos que o cenário da doença é instável e estamos monitorando os locais que serão mais atingidos economicamente com a crise”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Como forma de incentivar a economia local, as organizações deverão, prioritariamente, comprar os itens nos pequenos comércios da região onde está localizada. Elas também serão responsáveis pela distribuição dos kits. “O terceiro setor está cumprindo um papel fundamental para amenizar os impactos da Covid-19 no Brasil. O Itaú Social trabalha em parceria com as OSCs desde a sua fundação e acredita que elas conhecem com profundidade as necessidades do território em que atuam”, diz Camila.

As solicitações das OSCs serão analisadas de acordo com a situação da localidade e de quanto foi afetada pelo avanço da pandemia. Instituições que operam nas periferias terão prioridade. Além disso, serão consideradas a sua relevância frente ao contexto da comunidade, sua capacidade de organização interna e consistência orçamentária.

Inscrição

Podem participar OSCs que atuam na área da educação e Associações de Pais e Mestres de Escolas Públicas. É preciso ter no mínimo três anos de fundação. As inscrições devem ser feitas no site do programa até o dia 08 de maio de 2020. É preciso informar o número de famílias que atenderá, os itens necessários para compor o kit de acordo com as demandas específicas da região e os valores de cada item orçado.

As solicitações serão analisadas a medida em que forem inscritas no sistema. Foi montada uma força-tarefa para agilizar a análise e otimizar o repasse dos recursos, que ocorrerá em parcela única.

Comunidade, presente!

Desenvolvido desde 2006, o programa Comunidade, presente! disponibiliza recursos financeiros pontuais para a melhoria da infraestrutura de OSCs. São apoiadas demandas de aquisição de equipamentos, de materiais permanentes e pequenas reformas, se a organização tiver sede própria. Em 2019, foram contempladas 110 solicitações e destinados R$ 5,4 milhões. No primeiro semestre de 2020, o programa terá a Edição Emergencial Covid-19, com um regulamento próprio.

Itaú Social

O Itaú Social é uma fundação empresarial que, há 25 anos implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento de organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. Juntamente com uma rede de parceiros, fornecedores e colaboradores, trabalha para que municípios, Estado e União se unam para entregar aquilo que é direito de todos: acesso à educação de qualidade, sem restrição de tempo, espaço, raça, cor ou gênero.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar