Instituto Votorantim seleciona cidades na rota da pandemia para receber apoio técnico no enfrentamento da covid-19
O Instituto Votorantim lança hoje o edital Municípios Contra o Coronavírus que selecionará até 20 municípios para receber assessoria técnica e especializada para as prefeituras, equipes da secretaria de saúde e de gestão para apoiar no enfrentamento e gerenciamento da pandemia de covid-19.
Podem participar as cidades de até 350 mil habitantes das microrregiões listadas como com maior risco e vulnerabilidade a pandemia, conforme estudo realizado Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. O recorte de municípios leva em conta o estudo realizado que lista as 41 microrregiões que podem ser atingidas em duas ondas de propagação do coronavírus, considerando aspectos como a localização próxima a aeroportos, a disponibilidade e distribuição de leitos hospitalares e a vulnerabilidade social e econômica.
As inscrições serão recebidas até o dia 10 de abril e serão selecionadas as cidades considerando aspectos relacionados a disponibilidade de equipe técnica e gestora para participação na assessoria, estágio das medidas preventivas e de comunicação com equipes de saúde e população e articulação local, regional e federal no combate a pandemia.
Também serão usados como critérios de priorização para as inscrições recebidas dados relacionados a vulnerabilidade a pandemia indicada no estudo da FIOCRUZ assim como informações relacionadas à porcentagem de população com mais de 60 anos, cobertura da atenção básica, Cobertura da vigilância sanitária, dependência do sistema público, Leitos de UTI e Leitos normais; quantidade de profissionais saúde, entre outros dados secundários.
Os municípios selecionados receberão apoio técnico remoto pelo período de até 4 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade, com especialistas na área técnica e de saúde que apoiarão na criação de um comitê gestor do município, a aplicação do checklist de preparação da cidade para a covid-19 e a construção conjunta do plano de ação com soluções para o enfrentamento da pandemia considerando eixos como Comunicação e distanciamento, Monitoramento dos caso, preparação dos sistema de saúde e impactos fiscais.
A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), do Instituto Votorantim, que ganhou a edição especial "Municípios contra o Coronavírus", para atendimento às demandas relativas ao planejamento do enfrentamento ao covid-19. O AGP foi criado em 2012, com objetivo de ampliar capacidades da gestão municipal e já atendeu mais de 30 municípios.
As inscrições são gratuitas e o edital pode ser acessado no site http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/ .
Os municípios têm de hoje até o dia 10 de abril para se inscrever e os resultados serão divulgados a partir do dia 14 de abril. Questionamentos podem ser enviados pelo próprio site via formulário.
No dia 30/3, as empresas investidas da Votorantim junto com o Instituto Votorantim anunciaram um conjunto de medidas para contribuir na luta contra o avanço da propagação do coronavírus e a doação adicional de R﹩ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil, na compra de itens como kits para teste, respiradores e demais equipamentos essenciais.
Sobre o Instituto Votorantim
Criado em 2002, o Instituto Votorantim é o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e trabalha com geração de valor compartilhado. Isso significa promover benefícios sociais cada vez mais significativos e duradouros nas localidades de atuação da Votorantim, gerando um ambiente propício para a operação sustentável dos negócios.
A atuação do Instituto prioriza conhecer os atuais desafios dessas regiões para entender quais são as soluções de longo prazo para a sociedade e identificar oportunidades e riscos para os negócios. A partir desse diagnóstico, são elaborados estratégias e projetos para promover o desenvolvimento social, e, ao mesmo tempo, ampliar a competitividade das empresas.
Em 2018, o Instituto ajudou a implementar 200 ações, totalizando R﹩ 123 milhões movimentados, em 160 municípios do Brasil, da Colômbia, da Argentina e do Peru.
Além do PVE, o portfólio de programas inclui o Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social; o Apoio à Gestão Pública (AGP), que investe na qualificação das cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o programa ReDes, que se dedica a fortalecer a economia de cidades de baixo desenvolvimento; o Encadeamento Produtivo, voltado para pequenas e micro empresas; e ainda os programas Qualificação das Organizações, Soluções de Participação Comunitária, Voluntário Corporativo e Engajamento com Partes Interessadas - Engaja!, este último direcionado à mediação de conflitos, entre outras atividades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário