Novo podcast “Nada Sei” traz criadora e empresária, Ana Paula Xongani, para refletir sobre educação e as diferentes formas de aprender
Produção original da B9 Company, o programa quinzenal estreia segunda, dia 03 de fevereiro, e traz em cada episódio um especialista e uma figura da sociedade para olhar o ensino e o aprendizado por diferentes prismas. A experiência real de crianças é o ponto de partida de cada episódio. A partir de suas vivências, o podcast investiga o impacto de diferente forma de aprender.
Reunir os públicos envolvidos e interessados em educação. Este é o objetivo da mais nova produção autoral da B9 Company, o podcast Nada Sei, estreiou dia 04 de fevereiro de 2020 e será comandado por Ana Paula Xongani, criadora nas redes, empresária, apresentadora e mãe. Ana foi ganhadora do Prêmio EmpregueAfro, distinção que reconhece a contribuição de empreendedores na valorização da diversidade étnico racial no Brasil, recebeu o "Creators Boost", do YOUPIX, em 2018, e foi uma das representantes do Brasil no YouTube Summit for Social Change, em Londres (UK), em 2016.
Trazendo pais, alunos, professores, diretores, gestores e pedagogos para a mesma conversa, o Nada Sei busca expandir a compreensão sobre que fatores impactam o ensino e a aprendizagem e como é possível melhorar a educação em todos os seus níveis e formas. Ao longo dos 7 episódios, o programa explora diferentes áreas da ciência dedicadas a aprendizagem: é possível aprender além dos muros da escola? Como aprendemos observando e ouvindo? Qual papel da emoção e do erro no processo?
Para Cris Bartis, uma das sócias do B9 Company, esta estreia é bastante significativa pelo ineditismo do tema na casa. “Nada Sei traz uma discussão importante sobre a educação e a forma como aprendemos hoje, tema que merece ser discutido e até mesmo revisto. O programa mostra quais são os outros caminhos possíveis”, conta. “Ter Ana Paula Xongani a frente é incrível pois ela já possui experiência significativa no tema e, com certeza, poderá acrescentar suas experiências”, conclui.
“O aspecto central do podcast é conduzir ações para engajar alguns setores da sociedade com o objetivo de transformar políticas públicas”, explica Ana Paula Xongani. “Nossos convidados têm trazido luz para temas de extrema importância para a sociedade com uma visão plural de cada realidade. Não temos como ficar de fora dessa discussão tão importante para a construção da nossa sociedade”, diz.
O programa é uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, que há 25 anos trabalha para oferecer às crianças e jovens brasileiros oportunidades de desenvolver seus potenciais por meio de uma educação integral de qualidade. “Nosso objetivo com esse podcast é explorar novos canais para levar a causa da educação a uma audiência mais ampla. O Instituto vem dedicando seus 25 anos ao desenvolvimento integral de crianças e jovens através da produção de conhecimento baseado em evidências. Como centro de inovação, vem sugerindo caminhos para que crianças, jovens e educadores possam viver plenamente e enfrentar os desafios desse século, e o Nada Sei pretende contribuir com esta missão”, afirma Fabiana Fragiácomo, Gerente Executiva de Comunicação do Instituto Ayrton Senna.
No primeiro episódio, Ana Paula Xongani recebe Inês Miskalo, historiadora, pedagoga e parte do time de Educação do Instituto Ayrton Senna, e André Hoshoi, músico, multi-instrumentista, designer gráfico e integrante do grupo musical 'Barbatuques' desde a criação do grupo.
O episódio dois conta com a presença de Cynthia Sanches, gerente de design de soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna, Ana Paula Gaspar, licenciada em história pela Universidade Federal de Minas Gerais, e especialista em comunicação digital, e funcionária do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, o CIEB. A terceira edição do Nada Sei conta com Ana Carolina Netto, que é formada em Relações Internacionais e mestrado em Estudos do Desenvolvimento, faz parte do time do Instituto Ayrton Senna, onde é responsável por criar e desenhar projetos de educação integral e Guilherme Brockington que além de professor no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, também é físico e pesquisa o papel da emoção na construção de conhecimento científico e do afeto nas tomadas de decisão.
Outro tema abordado no programa, será o aprendizado por meio do fazer, mostrando que é possível adquirir conhecimento por meio da experimentação. Outros destaques são o salto tecnológico da informação, como transformamos informação em conhecimento e, por fim, haverá uma reflexão sobre a importância das emoções no processo de aprendizado.
Serviço:
Ouça no Spotify, Deezer, Apple Podcasts ou no seu agregador favorito.
Sobre B9 Company
B9 Company é a maior produtora especializada em podcasts do Brasil, além de veículo de comunicação que cobre criatividade e inovação, ministra palestras e workshops e produz conteúdo multimídia. Criada por Carlos Merigo há quase 20 anos, a empresa conta também com Juliana Wallauer e Cris Bartis — as vozes do Mamilos Podcast — no quadro de sócios. O trio de publicitários aproveita também a larga experiência em agências e no contato com marcas para inovar as relações do mercado. O B9 Company tem em seu portfólio mais de 20 anunciantes como Bradesco, Natura, Anacapri, Medley, HBO, Sony, Google, Amazon, Ford, IBM e GE.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>