Lawtechs diminuem erros nos processos e ganham força no Brasil
Com automatização de cálculos, indicação dos direitos do cliente conforme as novas leis e modelos de petições para dar início ao processo, tecnologia melhora a rotina para advogados e clientes
Muito se fala no poder das Lawtechs para melhorar a rotina do advogado: mais tempo, redução de tarefas mecânicas e diminuição de custos estão entre as vantagens de investir em tecnologia. Mas além disso, o que os escritórios que avançam em automação estão percebendo é um ganho também para o cliente, com processos mais precisos. Com cálculos automáticos e busca sistemática das leis, diminui a possibilidade de erros durante a preparação da petição. Com menos tarefas burocráticas, o profissional tem mais tempo para pensar com cautela sobre o caso.
É o caso do site Previdenciarista, plataforma na área previdenciária, que possui uma série de ferramentas para ajudar o advogado a montar o processo. Um sistema informa quais direitos o cliente tem e indica petições modelos para o advogado consultar. “Há tantas regras e legislações, e tantas mudanças agora com a Reforma da Previdência, que o advogado não consegue ter conhecimento de tudo. Sem o uso da tecnologia, ele corre o risco de pedir um benefício menor do que a pessoa tem direito”, explica Renan Oliveira, cofundador da plataforma.
Outra ferramenta da Lawtech é a calculadora de tempo de contribuição – que permite fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos. A calculadora prepara um relatório com os benefícios aptos ou não, tanto antes como depois da Reforma da Previdência. “Além de evitar erros nos cálculos, também libera o advogado para traçar cenários e investir no atendimento ao cliente”, explica.
Lançada em 2013, a empresa realizou cerca de 150 mil cálculos e já processou mais de 1 milhão de benefícios previdenciários. Atualmente possui 9 mil clientes, com expectativa de crescimento de 40% em 2020.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>