Goldratt Consulting dá dica de livros para entender a Teoria das Restrições
A Teoria das Restrições (Theory of Contraints -- TOC) foi introduzida em 1984 no livro “The Goal”, traduzido no Brasil como “A Meta”, escrito por Dr. Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox. obra expõe o assunto sob forma de um romance cujo tema principal é o gerenciamento de uma fábrica em dificuldades, com grande risco de encerrar as atividades.
A Teoria das Restrições, criada pelo próprio Dr. Goldratt, segue um padrão de pensamento de que processo é controlado pelo elo mais fraco, que restringe o sistema. A restrição é o elemento do processo que limita a organização no alcance de suas metas. O livro “A Meta” revela justamente esse ponto, em como identificar a restrição da fábrica da história, detalhando o processo a seguir afim de focar na restrição para alcançar a meta da empresa.
Pensando em apresentar os processos de raciocínios e ferramentas da Teoria das Restrições (TOC) aplicadas para outras áreas, a Goldratt Consulting, empresa de consultoria de gestão empresarial fundada pelo próprio Dr. Goldratt, indica alguns livros que discorrem sobre a Teoria das Restrições.
"A Teoria das Restrições não é apenas sobre produção e vem se inovando cada vez mais nos processos. Estamos na missão de mostrar para todos que não se aplica apenas em fábricas e que pode ser usado em outras áreas como supply chain, varejo, distribuição, marketing, vendas, inovação e até para os setores de educação, hospitais e desenvolvimento pessoal", afirma Aureo Villagra, CEO da Goldratt Consulting Brasil.
Para facilitar o entendimento, além de “A Meta”, a Goldratt Consulting, empresa de consultoria especializada na aplicação das soluções de gestão empresarial, indica os principais livros que discorrem sobre a Teoria das Restrições.
1. Não é Sorte: o livro é sobre a aplicação de TOC para vendas e marketing afim de entregar mais valor ao cliente, e simultaneamente criando uma vantagem competitiva para a empresa. O livro também instrui o leitor em como aumentar a percepção de valor de um produto, conquistar a confiança dos clientes e aumentar as vendas sem reduzir os preços. Uma das principais contribuições. Focado em como criar uma vantagem competitiva
2. Corrente crítica: a obra aborda como conseguir um desempenho superior em gestão de projetos utilizando as soluções de TOC. O livro explica como é possível garantir simultaneamente garantir três dilemas comuns na área de projetos: entregar com o escopo completo, no prazo e dentro do budget.
3. A Escolha: trata-se da aplicação da filosofia de TOC e de seus processos de raciocínio para o crescimento pessoal e profissional. O livro descreve uma séria de diálogos de Ely Goldratt e sua filha, que é uma psicóloga, onde ela o provoca dizendo que simplicidade inerente é algo que pode ser aplicado apenas em empresas, mas que pessoas são mais complexas. Então Dr. Ely Goldratt explica passo a passo como os mesmos princípios podem ser utilizados para ajudar as pessoas a viverem uma vida plena.
4. Não é Óbvio?: este livro é para o varejo o que o bestseller internacional A Meta é para a indústria. Nele é ressaltado os principais problemas inerentes ao varejo: incapacidade de prever a demanda futura com precisão, prazos muito longos para ressuprimentos, falta de estoque dos produtos fast movers e excesso de estoque dos slow movers. O objetivo do livro é desafiar o varejista em algumas de suas principais premissas para satisfazer melhor a necessidade do cliente.
5. Necessária, sim, mas não suficiente: se baseia na história de uma empresa de ERP (Enterprise Resource Planning) que enfrenta dificuldades em se manter líder no mercado. O livro aborda situações que podem acontecer em qualquer outra empresa de tecnologia, pois é baseada no questionamento de que não importa o quão potente ou desenvolvida é a tecnologia, é preciso entender se ela realmente soluciona o problema do cliente ou se leva o cliente a ter melhores resultados.
6. Stop Decorating the Fish: O livro apresenta um caso de quando governos, empresas e indivíduos perdem tempo, energia e recursos financeiros tentando resolver um problema sem ter identificado a causa. Escrita como uma fábula comercial, a história ilustra estratégias ineficazes para a solução de problemas frequentemente utilizados por agências governamentais e líderes empresariais em todo o mundo. Os autores Kristen Cox, Diretora Executiva de Orçamento e Budget do Governo de Utah, e Yishai Ashlag, Partner Senior da Goldratt Consulting, ensinam aos leitores como as organizações podem gastar tempo e recursos significativos em ações que dão a ilusão de progresso, mas não abordam o problema raiz. Apresentando estudos de caso do mundo real, o livro serve como um guia do leitor sobre como identificar o problema certo, desenvolver um plano apropriado para resolvê-lo e evitar soluções sedutoras que não causarão nenhum impacto real. Em breve a obra será disponibilizada em português.
7. Pride and Joy: é um romance de negócios sobre a aplicação da Teoria das Restrições na área da saúde, mostrando a história de um hospital que está enfrentando dificuldades, tem o seu CEO demitido e caminha para um colapso. Revelando como as aplicações de TOC podem melhorar o fluxo, não apenas de uma fábrica, mas também melhorar o fluxo e a qualidade de serviço de um hospital. Apenas a versão em inglês.
8. TOC Thinking: é escrito em forma de sumario que descreve os principais conhecimentos e conceitos da Teoria das Restrições com um abordagem mais ampla, escrito por Yishai Ashlag, Partner Senior da Goldratt Consulting. O autor revela a Teoria das Restrições como uma filosofia de gestão que pode ser aplicada de forma prática, podendo levar o gestor a melhor lidar com incerteza, complexidade, conflitos e com a estratégia de crescimento, além de abordar o fluxo de execução dessa filosofia por todos os diferentes elementos da operação. O livro já está disponível em português com o nome “TOC Thinking -- Teoria das Restrições, removendo restrições para o crescimento dos negócios”.
Com essas indicações, a Teoria das Restrições vai ficar bem mais fácil e será possível entender a importância que ela tem para as empresas e para os profissionais das áreas relacionadas. Mostrando que é muito mais do que uma outra metodologia, mas sim um novo jeito de pensar e resolver qualquer tipo de conflito.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>