Novidades para 2020 prometem agitar o mercado de arquitetura e decoração
A chegada de um novo ano e o começo de uma década fazem com que fervilhe nas pessoas o desejo por novidades, sejam elas do mundo da moda, beleza ou mesmo da área de decoração. Com o objetivo de atender a este anseio, sempre nessa época são apresentadas as principais tendências que irão predominar ao longo do ano. E não é diferente com o mercado de arquitetura e decoração, que neste ano conta com grandes ideias e projetos focados na modernização e dinamização dos ambientes. Tais inovações podem ser conferidos no catálogo anual da loja de móveis e decoração internacionalmente famosa, IKEA.
Tendo como pilares fundamentais os conceitos de pertencimento, propriedade, segurança, conforto e privacidade, a lista da empresa suíça tem como tema central neste ano a expressão “Save Our Sleep” (Salve Nosso Sono).
Segundo a arquiteta e proprietária da Sempre Arquitetura, Raquel Aguiar, -- que também atua como parceira da empresa de revestimentos sustentáveis, Ecogranito -- dentre as tendências atuais estão as cozinhas monocromáticas, que se mostram como a melhor pedida para as pessoas que desejam dar um toque moderno no espaço. “Essa opção também é ótima para quem procura fugir do tradicional branco, podendo seguir para outros tons, como os esverdeados, rosados ou amarelados”, recomenda.
Outra tendência apontada pelo catálogo é o maximalismo de padrões. “Nesta técnica há a expansão do tamanho das imagens que compõem a padronização de um ambiente, rompendo com o conceito de minimalismo”, aponta.
A utilização de listras quebradas em um único ambiente, mesclando linhas em preto e branco, e a mistura de padrões e cores por meio de colagens também compõem o conjunto de inspirações presentes na publicação da IKEA. “O método das colagens pode ser aplicado nas paredes das salas de estar e quartos. No entanto, é preciso se atentar para que não se transforme em uma poluição visual”, adverte a arquiteta.
Este ano também é marcado pela volta dos azulejos quadrados e ladrilhos hexagonais, que por muito tempo se destacaram de forma sóbria e sútil nas decorações de banheiros e cozinhas. “No entanto, agora eles ganham muitas cores, tamanhos variados e novas dinâmicas de aplicação. Não é preciso seguir uma lógica muito rígida de disposição das peças do revestimento, podendo até mesmo interromper a sua aplicação na metade de uma parede. Esse toque pode modernizar e particularizar o ambiente”, recomenda.
Por fim, Raquel Aguiar também ressalta a importância de se apostar em bons materiais e produtos, que agreguem versatilidade, qualidade, custo-benefício e responsabilidade ambiental. “Estas características podem facilmente ser encontradas no ecogranito. Criado a partir de uma tecnologia japonesa e sem fazer o uso da técnica de corte de rochas, o produto consiste em uma massa acrílica de base aquosa, gerada por meio do reaproveitamento de resíduos de granito e mármore, resultantes da exploração de jazidas. Adaptável a superfícies planas, curvas ou de formatos irregulares, o revestimento sustentável ainda pode ser aplicado, inclusive, em algumas das novas tendências elencadas anteriormente, como é o caso dos azulejos e ladrilhos hexagonais. Com a aparência elegante e imponente do granito, o ecogranito é muito mais leve, flexível e prático de se aplicar”, explica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>