Mais de 1.400 jovens foram beneficiados pelo Programa Aprendiz Cooperativo, em 2019
O ano de 2019 fechou com mais de 1.400 jovens beneficiados pelo Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/SP – Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo. Com a parceria de 15 instituições no processo de qualificação, o programa envolveu 105 cooperativas em 110 municípios do Estado.
“Além dos valores cooperativistas, trabalhamos também as competências necessárias para o desempenho das atividades profissionais, tornando mais promissor o futuro dessa nova geração”, diz Luciana Torres Casarini, coordenadora de formação profissional e projetos sociais do Sescoop/SP. Ela conta que a grade curricular desenvolvida para o programa, com 500 horas de atividades teóricas e 1.166 horas de atividades práticas, aborda questões relacionadas à cidadania e ao trabalho, cooperativismo, linguagem e comunicação, matemática comercial e financeira, empreendedorismo, entre outras.
Os bons resultados do projeto podem ser constatados pela pesquisa realizada pelo Sescoop/SP, no ano passado, com 268 ex-aprendizes. Em relação à situação de trabalho, 73% dos egressos de São Paulo estão empregados, sendo que 42% destes estão a menos de 12 meses no atual emprego. No Interior, 63% dos egressos estão trabalhando e 47% destes estão a mais de 24 meses na mesma organização. Outro dado que chama a atenção é a permanência dos jovens talentos dentro do sistema cooperativista.
“Entre os que foram efetivados na cooperativa em que participaram do programa, na capital eles respondem por 33% dos entrevistados, enquanto no interior esse número chega a 44%. E os que apenas mudaram de cooperativa, na capital eles representam 24% e no interior, 31%”, relata a coordenadora. De acordo também com a pesquisa, a maior parte dos egressos que trabalham recebe salário de R$ 998,01 a R$ 2.994,00.
Por fim, perguntados qual avaliação faziam do Programa Aprendiz Cooperativo e se recomendariam a outros jovens, 94% dos ex-aprendizes disseram que recomendariam, com notas entre 4 ou 5 (sendo nota 1 para péssimo e nota 5 para ótimo).
Sobre o Sescoop/SP
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) surgiu em 1998 para dar suporte às cooperativas, contribuindo para melhorar a gestão e os resultados dos empreendimentos e a vida das pessoas envolvidas, com programas de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento. O Sescoop/SP oferece programas voltados à profissionalização da gestão e sustentabilidade das cooperativas e contribui para difundir o modelo econômico cooperativista na sociedade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>