EDP Renováveis e ENGIE criam joint venture para eólica off shore
JV unirá a experiência industrial e a capacidade de desenvolvimento das empresas
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), líder mundial no setor das energias renováveis, e uma das maiores produtoras de energia eólica do mundo, anunciou a assinatura de um acordo com a ENGIE para criar uma joint-venture (JV) compartilhada a 50/50 em energia eólica offshore fixa e flutuante.
O acordo assinado hoje vem na sequência do anúncio de 21 de maio de 2019 de um Memorando de Entendimento (MdE) para constituir uma nova entidade como veículo de investimento exclusivo da EDPR e da ENGIE para as oportunidades em energia eólica offshore no mundo, unindo a experiência industrial e a capacidade de desenvolvimento de ambas as empresas.
Segundo o acordo, a EDPR e a ENGIE vão combinar os seus ativos eólicos offshore e o pipeline de projetos nesta nova entidade, começando com 1,5 GW[1] em construção e 3,7 GW[2] em desenvolvimento e trabalhando juntas para se tornarem o líder máximo do setor.
O acordo revelado hoje está sujeito a determinadas condições prévias, tais como, por exemplo, o processo de aprovação regulamentar da Comissão Europeia. É previsto que a JV já esteja operando no primeiro trimestre de 2020.
[1] O correspondente a 100% de capacidade de projetos: Moray East (950 MW), Wind Float Atlantic (25 MW), SeaMade (487 MW)
[2] O correspondente a 100% de capacidade de projetos: Moray West (800-950 MW), Tréport & Noirmoutier (992 MW), Leucate (30 MW), Mayflower (1336 MW dos quais 804 MW com tarifas concedidas), B&C Wind (400 MW)
Sobre a EDP Renováveis (EDPR)
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento consistente nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante onze anos consecutivos.
Para obter mais informações, consulte www.edpr.com
Sobre a ENGIE
O nosso grupo constitui um ponto de referência mundial em termos de serviços e soluções energéticas com baixas emissões de carbono. Em resposta à urgência das alterações climáticas, a nossa ambição é nos tornarmos líder mundial na transição para as emissões de carbono nulas "como um serviço" para os nossos clientes, nomeadamente para empresas mundiais e entidades locais. Nos Baseamos nas nossas principais atividades (energias renováveis, gás, serviços) para oferecermos soluções integrais competitivas.
Com os nossos 160 mil empregados e os nossos clientes, parceiros e partes interessadas, constituímos uma comunidade de construtores imaginativos (Imaginative Builders), comprometido dia-a-dia com um progresso mais harmonioso.
Volume de negócios em 2018: 60,6 mil milhões de euros. O Grupo está cotado nos mercados de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance)
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>