Pulsão e fantasia: a sublimação de Lacan e Porge
O autor Érik Porge, um dos principais nomes da psicanálise lacaniana na França traz para a atualidade um dos conceitos mais fundamentais para o processo da análise na obra “A Sublimação, uma erótica para a psicanálise”, publicada pela Aller Editora.
Apesar de ter desaparecido dos seminários de Lacan em determinado momento, o conceito de Sublimação segue como ponto principal de discussões, e como chave fundamental para a compreensão do processo de análise do sujeito.
O autor apresenta uma construção coesa sobre a sublimação enquanto advinda do processo analítico, diferenciando-a do desejo do analista, mas deixando clara a relação entre eles.
Baseado em fortes argumentos teóricos, o psicanalista afirma que só é possível falar de sublimação pelo viés dos conceitos de pulsão e de fantasia. E assim, por capítulos sedutores à leitura, Porge nos guia além do aspecto do imaginário e faz advir o desejo e o impulso aí sobrepostos.
“A Sublimação, uma erótica para a psicanálise” é um livro que ultrapassa tudo o que já foi publicado sobre sublimação em português.
Ficha Técnica:
ISBN: 978-85-94347-30-5
Formato: Brochura – 14x21cm
Peso: 259g
Páginas: 224 páginas
Editora: Aller Editora
Edição: 1ª/2019
Gênero: psicanálise, sublimação, Lacan
Sobre o autor: Érik Porge é um dos principais nomes da psicanálise lacaniana na França. Esteve presente nos seminários de Jacques Lacan e faz parte da primeira escola de psicanálise deste, a Escola Freudiana de Paris, até a sua dissolução. Hoje é membro da Associação de Psicanálise Encore e diretor da revista Essaim. É psicanalista em Paris, mantém seu trabalho de elaboração da teoria psicanalítica e já conta com a publicação de vários livros.
Sobre a editora: Formada pela psicanalista Fernanda Zacharewicz junto com o jornalista e publisher Omar Souza, a Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até os novos debates sobre questões da atualidade e suas repercussões sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada na palavra francesa Aller, que significa ir, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de Psicanálise ou não, a percorrerem caminhos que cruzam fronteiras a embarcarem nessa aventura que é ler como movimento.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>