Jovens brasileiras ganhadoras do prêmio "Mude o Mundo como uma Menina" embarcam para missão no Vale do Silício
Premiação inédita realizada pelo Força Meninas, com patrocínio do Banco Original, levará vencedoras de 16 a 22 anos que se destacaram por iniciativas que impactam o Brasil
O Original, primeiro banco no Brasil a proporcionar abertura de conta corrente 100% digital, promove, em parceria com o Força Meninas - negócio de impacto social voltado a capacitar garotas de 6 a 18 anos a desenvolverem habilidades do século 21 para serem líderes no futuro - a primeira missão ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). A viagem, que acontece de 19 a 23 de janeiro, é resultado do prêmio "Mude o Mundo Como Uma Menina", que aconteceu em 11 de outubro de 2019, e teve como objetivo homenagear as cinco brasileiras de 15 a 25 anos que mais se destacaram por sua contribuição em projetos e iniciativas que impactaram a sociedade ao longo do último ano.
Na viagem, que promete ser uma imersão no universo empreendedor e tecnológico, em um dos maiores pólos tecnológicos do mundo, participam as jovens: Isabelle Christina (paulistana,16 anos), Mariana Bigolin Groff (gaúcha,17 anos), Anna Luísa Beserra (baiana, 21 anos) e Rafaella De Bona (curitibana, 22 anos). A missão tem o objetivo de proporcionar para as meninas ainda mais oportunidades para que elas ampliem seu potencial, façam networking e voltem prontas para inspirar mais meninas com suas histórias.
No roteiro de 4 dias, estão visitas a símbolos de Tecnologia e Inovação de ponta como: IBM Watson, Amazon Go, Stanford Research Institute, Facebook, Google, Apple, Tesla e a universidade de Stanford. Além das visitas, elas terão contato com profissionais das empresas que proporcionarão momentos de reflexões sobre o papel da mulher na inovação.
Durante a experiência elas não estarão sozinhas. Os guias desta expedição serão: Deborah De Mari, pesquisadora, ativista dos direitos das meninas, entusiasta de Tecnologia, Fundadora do Força Meninas e idealizadora do prêmio; e Guga Stocco, conselheiro de Inovação do Banco Original e embaixador no Brasil do Stanford Research Institute, que atua no desenvolvimento de produtos e soluções em tecnologia, inovação e educação.
Dados da ONU Mulheres Brasil, mostram que as mulheres estão fora dos principais postos de trabalho gerados pela revolução digital, sendo que somente 18% delas têm graduação em Ciências da Computação e são, atualmente, apenas 25% da força de trabalho da indústria digital. "Estereótipos de gênero construídos desde a primeira infância, a falta de referências femininas nestas carreiras, falta de estímulo e encorajamento de pais e até de professores, são alguns dos fatores que contribuem para essa realidade", alerta a pesquisadora Déborah De Mari, da Força Meninas.
"Ao longo de nossa trajetória com o Força Meninas, aprendemos o quão importante são os exemplos de jovens inspiradoras no despertar do interesse de meninas pelas áreas exatas, sobretudo na delicada transição da infância para a adolescência. Acreditamos que esta experiência é uma oportunidade não apenas para as premiadas, mas também é um incentivo importante para meninas brasileiras acreditarem que seu potencial e dedicação a seus sonhos podem levá-las a chegarem aonde quiserem", explica Déborah De Mari, fundadora do Força Meninas que com seus programas já impactou mais de 40.000 crianças a respeito da importância da participação das mulheres na Tecnologia.
"O Original é uma empresa inovadora, a primeira a quebrar várias barreiras no seu segmento. Empresas com estas características estão em constante evolução e são orientadas não só por impactar o seu ambiente de negócios, mas a sociedade. No momento atual em que se discute com profundidade a pauta de diversidade e seu impacto para o resultado das empresas, poder apoiar projetos liderados por mulheres, com viés de inovação, e que contemplam a educação para o tema desde a infância, nos interessa como fonte de conhecimento, inspiração e desenvolvimento", afirma Luís Aniceto, Head de Estratégia, Pessoas e Design Organizacional do Banco Original.
Premiação Inédita
"Mude o mundo como uma menina" é uma premiação que aconteceu no dia 11 de outubro de 2019, celebrando o "Dia Internacional da Menina", data estipulada pela ONU, em 2012. O prêmio concedido à meninas brasileiras entre 15 a 22 anos, que se destacaram nas categorias: Pioneira, Líder, Visionária, Criativa e Determinada. Promovido pelo Força Meninas - negócio de impacto social que, em parceria com o Banco Original, compartilhou a história de meninas que se destacaram por suas iniciativas de transformação social e trajetórias de alto potencial no Brasil. Em 2020, a premiação pretende alcançar ainda mais meninas de todo o Brasil
As Ganhadoras
Na categoria "Pioneira", está a gaúcha Mariana Bigolin Groff (17 anos), primeira brasileira a ganhar medalha de ouro na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática, é co-fundadora do Movimento Meninas Olímpicas. Mariana também é vencedora de 28 medalhas nacionais de olimpíadas em áreas como Física, Astronomia, Química e informática.
Leia mais sobre Mariana Groff: http://bit.ly/2SHhAMJ
Na categoria "Criativa" do prêmio está a estudante baiana Anna Luísa Beserra (21 anos), fundadora da startup de impacto socioambiental reconhecida pela ONU: "Safe Drinking Water for all - SDW", que desenvolve tecnologias para tratamento, gestão e monitoramento de recursos hídricos, incubada pela INOVAPoli (Incubadora de base tecnológica da Escola Politécnica da UFBA). Além disso, ela desenvolveu um biodigestor doméstico para resíduos alimentares, o AIA.
No bairro Grajaú, na periferia de São Paulo, mora a premiada da categoria "Líder": Isabelle Christina (16 anos), criadora do projeto Meninas Negras, que tem como objetivo a inclusão digital de jovens afrodescendentes para maior inserção delas em meios ligados à educação, cultura e no mercado de trabalho. Isabelle, atual funcionária mais nova da multinacional Oracle e embaixadora da Ashoka, iniciou o projeto após voltar de um intercâmbio aos Estados Unidos e perceber que era a única menina negra no grupo.
Leia mais sobre Anna Luísa Beserra: http://bbc.in/2ozJY64
E, na categoria "Visionária", está a paranaense Rafaella De Bona (22 anos), laureada com o prêmio alemão iF Design Talent Award 2019, pela criação de um absorvente sustentável pensado para mulheres que vivem em situação de rua. A estudante de design de produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) escolheu a erradicação da pobreza, problema relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso.
Leia mais sobre Isabelle Christina: http://bit.ly/2LKt1jz
Sobre o Força Meninas
O Força Meninas é um negócio de impacto social criado, em 2016, por Déborah De Mari, pesquisadora nas áreas de Gênero, Liderança, Habilidades do Século XXI e o Futuro da Educação. Em 2017, o Força Meninas criou o evento "Mude o Mundo Como uma Menina", uma celebração ao "Dia Internacional da Menina", que reuniu como palestrantes meninas de trajetórias inspiradoras que estão rompendo barreiras e gerando impacto positivo. A iniciativa já impactou mais 42.000 crianças de 11 estados e 18 cidades de todo o Brasil. Em 2019, o evento se transformou também na primeira premiação apenas para meninas inspiradoras que estão impactando o mundo.
Sobre o Banco Original: o Banco Original é um uma instituição financeira brasileira privada, com atuação nos segmentos varejo, corporate e agronegócio. Em 2013, iniciou investimentos no desenvolvimento de um banco com a proposta inovadora de ser totalmente digital, sendo o primeiro banco no Brasil que permitiu a abertura de conta corrente 100% por meio eletrônico. Os aplicativos para solicitação de abertura de conta online (app Seja Original) e para acesso e movimentação da conta Original (app Banco Original) estão disponíveis tanto para iOS como também para Android.
Serviço: "Mude o mundo como uma menina" - Expedição ao Vale do Silício, Califórnia (EUA)
Saiba mais sobre a expedição:
Quando: 19 a 23 de janeiro
Onde: São Francisco, Califórnia
Roteiro: visitas as empresas IBM Watson, Amazon Go, OneSkin, Babel Ventures, SRI International, Facebook, Google, Apple, Tesla e Exploratorium e as universidades Stanford e Draper.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>