Neo Acelera investe R$150 mil em negócio de impacto social da Paraíba
Aplicativo UPSaúde contribui para solucionar problemas de acessibilidade e participação social em saúde
A Neo Acelera, aceleradora da Neo Química, acaba de escolher o negócio de impacto social que receberá investimento da marca: o UPSaúde Health Tech, da Paraíba, aplicativo que contribui para solucionar problemas de acessibilidade, assistência, comunicação, acolhimento, participação social, educação em saúde e gestão de sistemas de saúde. Ao todo, oito empreendedores sociais de diversos estados do país receberam a aceleração da iniciativa por três meses.
O aplicativo foi desenvolvido por Rodolfo Lira, cientista da computação e cirurgião dentista, que sempre quis atuar em projetos que fossem dedicados à saúde básica da população. Pensando nisso, Lira criou, em 2018, o UPSaúde Health Tech.
Lira observou que existe evidente necessidade de usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada. “O UpSaúde é uma solução que surgiu para criar pontes e eliminar as barreiras que impedem a Atenção Primária à Saúde (APS) e o SUS de serem efetivos. Ser premiado e ter essa parceria de peso com a Neo Química nos dá confiança e credibilidade, faz com que nossa iniciativa cresça em impacto e seja mais notada”, aponta.
Hoje, o negócio já está em implantação em 30 cidades no Brasil. Currais Novos, no Rio Grande do Norte, com 45 mil habitantes, foi o primeiro município a recebê-lo e já reduziu filas de atendimento de 2 horas para 27 minutos, e consultas com especialistas de seis meses para 24 horas. A ideia é levar o UPSaúde aos pequenos municípios, possibilitando uma melhor gestão, com maior economia de recursos. O negócio recebeu um investimento de R$ 150 mil para desenvolver e aumentar seu impacto.
O próximo plano da startup é transformar a plataforma em uma gerenciadora da saúde do indivíduo como um todo, na área pública e privada. “Vamos utilizar o aporte para produção de novas tecnologias para o SUS. Também, iremos ampliar a equipe e, consequentemente, a estrutura para expandir nossa escala e impacto social”, conta Lira.
O aplicativo também facilita os encaminhamentos para outros municípios por meio de telemedicina, onde são avaliados os pacientes e as necessidades de atendimento, gerando economia de recursos para a cidade e tempo para o paciente.
“Apoiar negócios de impacto social na era de Saúde faz parte do propósito da Neo Química desde sempre. Continuaremos acompanhando a startup por mais um ano, para que possam alcançar cada vez mais impacto e desenvolver ainda mais o seu modelo de negócio”, diz Jurema Aguiar, diretora de Marketing e Inovação da Neo Química.
Programa de aceleração
O programa de aceleração Neo Acelera foi criado em maio de 2019 para celebrar os 60 anos de fundação da Neo Química. A marca é uma das pioneiras no desenvolvimento de similares e de genéricos no Brasil.
Os negócios sociais foram escolhidos com base em quatro critérios: potencial de impacto socioambiental; alcance ou previsão de sustentabilidade financeira; qualificação de equipe de empreendedores responsável; e potencial de escalabilidade ou replicabilidade da solução.
O grupo passou por um programa de três meses de aceleração com encontros presenciais, de capacitação do empreendedor e do seu negócio, mentorias de experts do mercado e acompanhamento semanal da equipe da Yunus Negócios Sociais.
“Focamos na importância de saber como estruturar e conhecer seu modelo de negócio para sustentar o impacto que quer causar. Ainda que com iniciativas e maturidades diferentes, todos evoluíram muito nesses aspectos”, diz Túlio Notini, Corporate Director da Yunus Negócios Sociais. “A parceria com a Neo Química trouxe uma visão experiente dos negócios em saúde ao lado do olhar de inovação social e estruturação da Yunus. Essa união se materializou na evolução desses negócios acelerados”, completa.
Sobre a Neo Química
A Neo Química tem seis décadas de história, ao longo das quais se consolidou como uma das principais marcas do setor farmacêutico brasileiro. É líder nos mercados de similares e genéricos em que está presente, detendo um portfólio mais de 80 moléculas e 160 apresentações de genéricos; e mais de 140 marcas e 240 apresentações de similares. Em 2018, a marca foi responsável por cerca de um terço do faturamento líquido da Hypera Pharma.
Yunus Social Innovation
É a unidade de negócios da Yunus Negócios Sociais que tem como objetivo criar projetos de inovação com grandes corporações, com foco em impacto social. Tem como missão primordial apoiar grandes corporações a incorporarem impacto social em suas estratégias de negócios - fortalecendo, assim, sua relevância frente a clientes e stakeholders e, finalmente, aumentando as chances de perpetuação dos seus negócios no futuro. Com atuação local e global, já foram criados projetos especiais em parceria com Ambev, Johnson & Johnson, Caixa, Cielo, Nestlé, entre outros importantes players de diversos segmentos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>