Em 2019, movimento nas lojas físicas brasileiras cai 3%, calcula Seed Digital
Em 2019, o fluxo de consumidores nas lojas físicas brasileiras recuou 3% em relação a 2018, segundo estudo da empresa de coleta e análise de dados do varejo físico nacional Seed Digital. O mês de abril foi o que apresentou maior queda (-9,6%). E as únicas datas comerciais com aumentos anuais no movimento de pessoas foram Black Friday (+8,6%) e Natal (+0,3%).
"O resultado reflete a lentidão da retomada da economia brasileira no ano e as recentes mudanças de comportamento do consumidor, que usa cada vez mais as plataformas digitais para comprar. Por isso, as empresas precisam procurar entender o cliente final e impactá-lo da melhor maneira, com intuito de aprimorar a experiência do consumidor. O varejista que conseguir integrar de maneira eficiente as lojas físicas com o e-commerce tem tudo para aproveitar a onda de otimismo do mercado em 2020", diz Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.
Ele acrescenta que as quedas mensais no fluxo foram atenuadas no último trimestre de 2019, após a aprovação de reformas, a redução da taxa de juros e o acesso ao FGTS no decorrer do ano.
As lojas físicas das regiões Norte (+1,99%) e Centro-Oeste (+1,22%) registraram avanços no movimento, na contramão das regiões Sul (-3,15%), Nordeste (-3,32%) e Sudeste (-3,85%).
Sazonalidades do Ano - Fluxo de Pessoas no Varejo
Carnaval 2019
Comparação com Carnaval 2018: -2%
Comparação com média semanal 2019: -0,4%
Páscoa 2019 - mercado de chocolate
Comparação com Páscoa 2018: -4%
Comparação com média semanal 2019: -0,8%
Dia das Mães
Comparação com Dia das Mães 2018: -8,8%
Comparação com média semanal 2019: +5,6%
Dia dos Namorados 2019
Comparação com Dia dos Namorados 2018: -0,2%
Comparação com média semanal 2019: +5,3%
Dia dos Pais 2019
Comparação com Dia dos Pais 2018: -9,7%
Comparação com média semanal 2019: +7,5%
Semana do Brasil
No ano de 2019, houve a implementação de uma nova data no calendário varejista, a Semana do Brasil, por iniciativa do governo federal e de entidades do varejo nacional. Com sua primeira edição tendo resultados positivos, é uma data com grande potencial de virar permanente no calendário anual. A Semana do Brasil 2019 performou 3,2% acima da média semanal do ano. Como foi a primeira edição da Semana do Brasil, ainda não há comparação com ano anterior.
Dia das Crianças 2019 - mercado infantil
Comparação com Dia das Crianças 2018: -8,3%
Comparação com média semanal 2019: +35%
Black Friday 2019
Comparação com Black Friday 2018: +8,6%
Comparação com médias das sextas-feiras 2019: +104%
A Black Friday é o segundo evento que mais movimenta o varejo no ano, atrás apenas do Natal. Os resultados apontaram maior capilaridade no país, com as regiões Norte, Nordeste e Sul com melhores desempenhos.
Natal
Comparação com Natal 2018: +0,34%
Comparação com média semanal 2019: +98,5%
De 17 a 24 de dezembro, as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte registraram os maiores índices, com 7,7%, 6% e 10,3%, respectivamente, enquanto Sul e Sudeste tiveram queda de 0,4% e 2,9% no fluxo de pessoas. Diferente do que se esperava, mesmo com uma Black Friday apresentando resultados excelentes em relação ao ano anterior, o Natal continuou forte no período.
Resultados mensais varejo físico (% 2019 X 2018)
Jan: -3
Fev: -1,3
Mar: -5,4
Abr: -9,6
Mai: -6,6
Jun: -2,5
Jul: -3,9
Ago: -5
Set: -4,8
Out: -2
Nov: -2,4
Dez: -2,1
Sobre a Seed Digital
A Seed Digital é a maior plataforma de coleta e análise de dados em lojas físicas do Brasil, além de ser a única no país a operar a jornada de compra do consumidor end-to-end, que consiste em atrair o consumidor através de mídia programática e, depois, monitorar e analisar a performance das campanhas e das lojas. O objetivo da Seed é oferecer informações para mensurar a performance de cada estabelecimento e equipe, além do retorno de investimentos em marketing e promoções. A empresa, com metodologia homologada, analisa mais de 3 mil pontos no varejo brasileiro (23 estados e 149 cidades) e conta com uma plataforma (Data Management Platform - DMP) com mais de 72 milhões de perfis em todo o Brasil. A inteligência de dados de consumo de varejo fornece: perfil do cliente, hotzones e fluxo de pessoas, por meio de tecnologia de inteligência artificial, sensores e algoritmos desenvolvidos para o mercado físico e online.
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