Mitsubishi Electric destaca a importância do serviço de reparos em equipamentos industriais
Companhia destaca a importância da manutenção autorizada em equipamentos de automação industrial e CNC
A Mitsubishi Electric, uma das principais companhias de automação industrial e CNC do mundo, ressalta a importância de reparos de alta qualidade alinhados com os padrões da fábrica no Japão para garantir o pleno e correto funcionamento de máquinas e equipamentos.
A companhia espera que a retomada econômica traga mais máquinas para o país e, com isso, alerta para a importância de buscar profissionais autorizados quando a manutenção for necessária.
Entre 2018 e 2019, a companhia registrou aumento de 15% na demanda de serviços técnicos. Ao todo, mais de 900 serviços foram prestados – com mais de 80% sendo direcionados à manutenção de Comando Numérico Computadorizado (CNC), equipamentos presentes em máquinas-ferramenta.
Em números, foram realizados aproximadamente 1.000 chamados de manutenção nesses equipamentos, só neste ano. De acordo com a companhia, o aumento da rede de clientes foi o principal responsável pelo aumento. “Máquinas no ambiente industrial frequentemente precisam de manutenção, ainda que preventiva, e o aumento da quantidade de clientes nesse sentido nos ajuda a conscientizá-los a respeito da importância dessa tarefa, especialmente no Brasil”, afirma Thiago Caetano, coordenador técnico.
Em média, o tempo de análise e cotação para reparo é curto: quatro dias. O serviço pode ser acionado tanto pelos próprios clientes – que levam os equipamentos até à companhia, por revendedores de máquinas e seus respectivos fabricantes – ou através de visitas técnico comerciais realizadas pela equipe da Mitsubishi Electric aos clientes.
Para ajudar com essa tarefa, a companhia se apoia na expertise adquirida na matriz japonesa e na rígida metodologia de treinamento de colaboradores. “Não basta somente realizar o serviço. É preciso que esteja alinhado em todos os parâmetros para evitar o desgaste de demais componentes diminuir o tempo de máquina parada”, destaca Caetano.
Investimento em robôs também colabora para crescimento
Além dos serviços de manutenção em equipamentos de CNC, a Mitsubishi Electric também realiza essa tarefa em equipamentos de automação industrial – como robôs, servo acionamentos e inversores de frequência, por exemplo.
Mesmo iniciando este tipo de atendimento em equipamentos de automação industrial a pouco tempo, já no ano de 2019 120 reparos foram feitos nesse sentido e, apesar da proporção relativamente menor, a companhia estima que o serviço também deve apresentar crescimento durante os próximos anos.
“A diferença está principalmente no tipo de negócio. Enquanto máquinas com CNC dificilmente exigem a substituição total de grande parte dos equipamentos, especialmente pelo preço, em automação industrial isso se torna mais fácil. Além disso, o público brasileiro ainda está se acostumando com o uso dessas ferramentas no dia a dia, o que naturalmente contribui para que os índices sejam menores”, destaca Thiago Caetano, coordenador técnico.
Com o crescimento das vendas e dos serviços, a companhia espera conscientizar cada vez mais clientes e prestar serviços de qualidade em território nacional.
“Tendo como referência que as condições de funcionamento dos equipamentos estão de acordo com o que o manual prevê, é possível prolongar a vida útil do equipamento em 30% em média. Caso contrário, podem apresentar defeitos em curtíssimo prazo. Por isso, é fundamental a execução das manutenções preventivas periodicamente”, finaliza Thiago Caetano, coordenador técnico.
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>