Plataforma Canvas prevê forte crescimento dos cursos híbridos na América Latina
Modelo presencial ainda é forte na região, mas universidades estão atentas às demandas dos estudantes por cursos que misturem conteúdo online e práticas em sala de aula
Utilizada pela maioria das universidades americanas, a plataforma Canvas aposta no ensino híbrido em seu plano de expansão na América Latina ano que vem. A plataforma, desenvolvida pela empresa global de edtech Instructure, já atende instituições importantes na região, como as brasileiras PUC Minas, FAM e Fundação Dom Cabral. A aposta no ensino híbrido se deve a uma peculiaridade das universidades latino-americanas.
“A educação a distância é uma realidade em todo o mundo. Na América Latina, estamos um pouco atrasados. Aqui, o ensino presencial ainda é muito forte. Mas estamos vendo, pouco a pouco, uma migração para a educação blended, um modelo híbrido, entre presencial e online, combinando ambas maneiras de entregar conteúdo aos alunos”, disse Alejandro Sisniega, VP da Instructure na América Latina.
De acordo com Sisniega, as expectativas dos estudantes, atualmente, está à frente daquilo que as universidades da região oferecem. “As instituições de ensino que conseguirem reduzir essa lacuna serão as mais bem-sucedidas a médio e longo prazo. Para ajudar as universidades a darem esse salto, estamos disponibilizando, através da plataforma, ferramentas como big data e business inteligence, e ajudando os gestores a utilizá-las”.
Seguindo uma tendência global, universidades latino-americanas começam a apostar na educação baseada em competência. Nesse modelo, em vez de os alunos seguirem uma grade curricular fixa, eles poderão escolher projetos nos quais serão desenvolvidas as competências necessárias para o desempenho de sua profissão. A avaliação deixa de ser feita de forma pontual, através de provas, e ganha um caráter mais permanente.
Muitos especialistas veem o ensino baseado em competências como a educação do futuro. Neste novo paradigma, o uso de big data e gestão de informação é central. Sem essas ferramentas, as universidades não têm condição de avaliar a performance dos estudantes ao longo do curso. Os professores, no entanto, terão de ser capacitados para conseguir lidar com essa massa de dados armazenadas em plataformas como o Canvas.
“O papel do professor na educação online é central. Estamos, junto com as universidades parcerias, ajudando a preparar os docentes para essa nova realidade. No ano que vem, faremos uma série de webinars envolvendo a comunidade acadêmica em toda a América Latina, com o objetivo de prepará-la para esse novo contexto”, anunciou Sisniega.
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