Chocolates de qualidade precisam de controle de umidade
Se o assunto é doce, o primeiro produto que nos vem à mente é o chocolate. Na escala de preferência de consumo, ainda hoje, é o bombom que encabeça a lista, inclusive agora na época de Natal. São os preferidos das mulheres. Como presentes, ao lado das flores, são provas de que o romantismo não envelhece.
No Brasil, é crescente o número de docerias focadas especificamente na comercialização de chocolates, mas elas não chegam a fazer frente às redes de supermercados que são os maiores distribuidores do produto, ultrapassando a casa dos 70% de tudo o que se produz. Nos últimos anos houve um crescimento interessante de empresas que se dedicam exclusivamente a produção e comercialização do chocolate. O chocolate ao leite é o preferido de mais de 50% dos brasileiros. Entre as regiões do Brasil, é no Sul onde concentra-se o maior índice de consumo, seguido da região Sudeste. Há também um dado interessante: Brasília é famosa por ser a cidade onde mais se consome chocolate no Brasil. Durante o ano, a época de maior consumo do chocolate como se sabe é a páscoa, uma tradição que não se modificou com o passar dos anos.
Mas a importância do chocolate não se dá apenas pelo paladar. Ele reúne qualidades que certamente o elevam na categoria alimento saudável. Pode-se citar algumas propriedades marcantes do chocolate:
- importante no combate ao câncer, graças às suas propriedades antioxidantes;
- bom para o humor – agindo como uma espécie de relaxante, melhora o humor. Contém endorfina e dopamina.
- faz bem ao coração – contribui no controle da pressão arterial. Importantíssimo na gravidez, quando previne a elevação da pressão (eclâmpsia);
- ótimo na recuperação do desgaste físico;
- ajuda o emagrecimento, desde que consumido na forma e quantidade corretas;
- combate o colesterol – de ação antioxidante diminui a inflamação e acúmulo de gorduras;
- combate o envelhecimento – rico em vitamina A e B combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento;
- melhora a saúde cardiovascular. Diminui processos de coagulação; e,
- proporciona bem-estar.
No geral, o chocolate só traz benefícios, mas pode proporcionar também uma sensação estranha. É aquela em que se abre uma embalagem e depara-se com o chocolate todo manchado, todo esbranquiçado. Problemas mais conhecidos como fat bloom e sugar bloom. Difícil acreditar que não se está diante de um alimento vencido ou estragado. A grande responsável por esse acontecimento é a umidade em excesso que pode afetar o chocolate em todas as suas fases.
Na fase de produção, a umidade pode alterar, além da aparência, a qualidade do produto. Cuidados para evitar a umidade devem ser observados também no transporte, armazenamento e principalmente nos pontos de venda. A aplicação de desumidificadores para a integridade do chocolate é sempre a melhor solução e a garantia de que a sua qualidade vai ser mantida até o seu consumo. Mantendo o controle da umidade, o Desidrat inibe o surgimento de microrganismos, como fungos, responsáveis pela disseminação de bolor e mofo que destroem compostos orgânicos, como alimentos e outros.
Grandes indústrias e pequenos produtores já utilizam e aprovam a ação do Desidrat, como é o caso do Ricardo Leite, proprietário da loja Tonttulakki. Para garantir o sabor, a beleza de cada doce e ainda evitar prejuízos em seu negócio, ele investiu nos desumidificadores Desidrat.
Para saber mais sobre como evitar os danos causados pela umidade em excesso no chocolate, acesse o site: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-de-ar-auxiliam-na-prevencao-de-fat-bloom-e-sugar-bloom-nos-chocolates.html
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>