Brasil,

O valor da sustentabilidade na perenidade das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Talita Mônaco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A pressão pode vir de exigências legais, por meio dos consumidores ou até pela necessidade de reduzir custos, mas não importa, as organizações que buscam a solidez e perenidade devem ter em seu escopo ações e estratégias que foquem no respeito à sociedade e ao meio ambiente. Investir em ações sustentáveis não é mais uma escolha das empresas, e sim uma obrigação.

Por não conseguirem mensurar os benefícios de forma simples e direta, percebe-se ainda relativa resistência na adoção de ações efetivas, em grande parte, por pequenas e médias empresas. Contudo, a fim de assegurar e propiciar seu crescimento, é cada vez maior o engajamento, por questões práticas de mercado, as empresas se veem desafiadas à adaptarem seus valores corporativos até para que estejam inseridas na cadeia da sustentabilidade.

Isto se dá pela imposição de um grupo cada vez maior de corporações que, preocupadas em fortalecer e exponenciar suas práticas de sustentabilidade, estabelecem níveis de expectativa e qualificação de seus fornecedores, parceiros e colaboradores, exigindo evidências de seu comprometimento com ações sustentáveis.

As empresas se deparam com o desafio de compatibilizar a cultura da sustentabilidade por meio de rotinas operacionais inseridas no seu dia a dia que evidenciem o seu real comprometimento com a causa, além disso é também uma forma de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro que retroalimente e estabilize os processos de forma linear e contínua.

Além de se preocupar com o meio ambiente, é imprescindível que a empresa sustentável também desencadeie iniciativas em prol da comunidade que vive ao seu redor, implementando políticas que ajudem no desenvolvimento comunitário em seus diversos aspectos.

Respeito aos seus colaboradores associado a um ambiente corporativo saudável e com oportunidades de crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional, também compõem práticas a serem perseguidas pela empresa sustentável.

Simples gestos como optar por folhas de sulfite recicladas, trocar o uso de copos descartáveis por copos de vidro e separar o lixo reciclável do orgânico são convertidos em poderosas ferramentas culturais de grande impacto dentro das organizações.

Identificar tecnologias mais eficientes que diminuam os desperdícios e possam reduzir o impacto ao meio ambiente com a correta e adequada destinação dos rejeitos relacionados a sua produção seria um exemplo de como é possível alinhar boas práticas aos resultados proporcionando ao seu negócio maior equilíbrio financeiro.

A empresa que se posicionar antecipadamente com práticas que levam em conta os diferentes públicos com quem se relaciona certamente disporá, além de relevante diferencial competitivo, um enorme ganho de imagem e reputação.

Prova disso é que as marcas mais valiosas do mundo têm em sua estrutura políticas diferenciadas envolvendo desde o atendimento ao consumidor ao meio ambiente. Não é à toa que empresas como Facebook e Amazon estão no topo. Companhias que buscam caminhos éticos e equilibrados chegam na frente. É um caminho sem volta em prol da perenidade.


---------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar