Logo
Imprimir esta página

Indústria do setor plástico já sente impacto com possível aumento de imposto

Indústria do setor plástico já sente impacto com possível aumento de imposto

Pedido de elevação da alíquota de importação de 76 produtos está em consulta pública; Maximu’s Embalagens comenta movimentação já sentida

Indústrias do setor plástico e outras que consomem seus produtos - como a de construção civil (em tubos e conexões) - se uniram contra o pedido de aumento da alíquota de importação de 76 produtos, incluindo resinas como polietileno, polipropileno e PVC, feito pelo setor químico e petroquímico.

O pleito já foi levado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a lista ficará em consulta pública até 25 de abril. Caso avance, resultará em elevação da alíquota de 12,6% para 20% na Lista de Exceções da Tarifa Externa Comum (Letec) para esse conjunto de produtos.

As importações são essenciais na competição com a resina produzida no Brasil, que é concentrada praticamente em uma indústria produtora. Além de comprometer a competitividade de uma série de indústrias, a elevação da alíquota vai aumentar o custo de uma lista ampla de insumos, já que o plástico é utilizado como matéria-prima em diversos setores.

Marcio Grazino, diretor da Maximu’s Embalagens Especiais – indústria de embalagens plásticas de proteção instalada em Ribeirão Pires (SP) e com filial em Varginha (MG), já vem sentindo os impactos desse possível aumento. “Já tivemos reajuste de matéria-prima em março e, essas alíquotas mudando, já existe espaço para novos reajustes, ou seja, isso vai trazer um impacto direto para a indústria do plástico e derivados”, disse. “Uma das situações que serviam como uma base reguladora era justamente ter uma competitividade internacional de matéria-prima, porque no Brasil, o mercado hoje é dominado por uma única empresa. Agora, subindo a alíquota novamente, vai aumentar muito a resina aqui”, conclui.

Sobre a Maximu’s Embalagens Especiais - Presente no mercado desde 2003, é especializada no desenvolvimento de embalagens para proteção, acolchoamento e movimentação de variados produtos, com foco em diversos segmentos, como os setores automotivo, hospitalar e eletrônico. A sede da empresa fica localizada na cidade de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo e possui filial no município de Varginha, Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto